CIO e CTO, o mundo corporativo tem consolidado cada vez mais algumas nomenclaturas e dentro das grandes empresas, determinados nomes até se tornaram comuns, mas, afinal, você sabe o que estas siglas querem dizer?
Cada uma delas representa o que podemos chamar de nível C (do inglês, C – Level ou C-Suite), que correspondem à palavra “Chefe”.
O significado completo é “Chief __________Officer (neste espaço em branco entra o nome que representa a área da empresa que a pessoa chefia) e ai, fica a dica: quando encontrar alguma sigla desse tipo, saiba que se trata do “poderoso chefão” de determinada área de uma empresa.
Das principais siglas, duas têm o significado parecido, mas diferente: CTO (Chief Technology Officer): Diretor de tecnologia, que é quem comanda a área de tecnologia de uma empresa ou é o Diretor de TI, responsável pela área de informática de uma empresa. Já o CIO (Chief Information Officer) trabalha na Pesquisa e Desenvolvimento de soluções e traz soluções estratégicas que beneficiam a organização.
Conseguem perceber a diferença? O CTO desenvolve tecnologia ou cuida para que a roda continue girando, e o CIO cria e atualiza recursos para uso interno de forma estratégica. Apesar de tudo, é possível que ambos atuem na competência do outro, lembrando que muitas empresas não possuem recursos para ter ambos.
Para você entender melhor, listamos as principais diferenças entre os cargos de CIO e CTO:
CIO (Chief Information Officer)
- Fecha parcerias e acordos estratégicos;
- Planeja e faz estratégia de tecnologia;
- É responsável por gerenciar o risco do projeto;
- É dele a responsabilidade de gerenciamento de demanda.
CTO (Chief Technology Officer)
- É a pessoa responsável por arquitetar e implementar a tecnologia dentro de uma empresa;
- Cuida da Administração e infraestrutura de ativos (hardware e software);
- Gerencia a integração de Recursos de TI e Fornecedores;
- É responsável por criar estratégias de outsourcing;
No Brasil
Estes cargos de gerência estão surgindo no Brasil, a medida que as empresas buscam profissionais que tenham, entre outras características, conhecimento para tomar decisões objetivas, liderar equipes, pró-atividade, boa comunicação e inglês fluente.
Essas funções exigem dos profissionais muita experiência e conhecimento na área, além do mais importante: ter características de um líder.
Dentro da Computação, há várias carreiras diferentes para serem seguidas, e isso faz com que profissionais com aptidões variadas tenham maiores chances de se encontrar e ter sucesso profissional.