Cultura organizacional é um Sistema onde se compartilha assuntos, valores e crenças de modo que as pessoas se comportam nas organizações. Estes valores compartilhados tem uma força de influência nos colaboradores e dita o modo de agir, vestir, e como executam seus trabalhos. Entre satisfação no trabalho e cultura organizacional existe uma diferença, satisfação no trabalho pode participar de um grupo, mas ela é mais individual, ou seja, particular por se tratar se sentimentos favoráveis e bem estar. A satisfação também depende muito da adaptação à cultura da organização, que determina a forma e o ambiente de trabalho.
Atualmente, a força de trabalho é cada vez mais composta por trabalhadores temporários ou de meio período. A cultura organizacional tem a mesma importância quando a maioria dos funcionários é composta por trabalhadores temporários, porém o efetivo temporário precisa respeitar ainda mais a cultura para que não haja conflito no ambiente de trabalho por motivo de que os temporários não participam integralmente da rotina. Um funcionário ou colaborador dificilmente pode sobreviver em uma organização cujos valores essenciais ele rejeita, ele não suportará por muito tempo, pois os valores e princípios da organização que ele rejeita farão com que sua rotina leve ao stress e o baixo desempenho no trabalho, causando constrangimento e elevando os erros. Quanto aos benefícios que a socialização oferece para a organização, e para os novos funcionários, ela é fator importante na formação da cultura, faz com que os profissionais tenham ritmo e se entendem na mesma “linguagem”. Contudo, os novos colaboradores passam pela socialização que leva ao conhecimento da cultura. Socialização não é o mesmo que lavagem cerebral, socialização é a nova adaptação que o funcionário terá de enfrentar com as mudanças da nova cultura da empresa, já lavagem cerebral, você induz a pessoa a acreditar que ela só serve para exercer tal tarefa.
Estudando a Southwest Airlines Co. empresa aérea norte americana com matriz em Dallas, percebe-se que a cultura agregada, a motivação e competitividade foram chave para sustentar a corporação, além de seu custo operacional e funcional baixo que garantia as margens para o PLR (Participação nos lucros e resultados), para manter sua cultura de alta produtividade a empresa pode definir planos de carreira alinhados a margens maiores na PLR garantindo a permanência de seus colaboradores, e adotar serviços de tecnologia que podem apontar e apurar melhor os resultados com um bom ERP. Já analizando o Wal-Mart que segue sua cultura á 50 anos, onde seus produtos eram acessíveis até para as classes mais baixas, as suas características sempre foram empreendedoras e agressivas, nunca perdendo de vista o objetivo do fundador ao contrario de muitas outras grandes empresas. Atualmente a organização utiliza métodos e recursos inovadores para manter além da prática de quantidade de conteúdo e o formato atacadista.
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