Um estudo realizado pela empresa de segurança Nsslabs chegou à conclusão de que a função “smartscreen”, do Internet Explorer 8, é capaz de bloquear 85% dos downloads de malware, superando em 4% o teste realizado no trimestre anterior.
A Microsoft afirma que o filtro bloqueou desde março de 2009 mais de 560 milhões de tentativas de baixar malwares, cerca de 3 milhões por dia. Os servidores do centro de dados que medem a periculosidade dos endereços da web para o Smartcreen processaram cerca de 250 milhões de URLs. Esse filtro mostrou sua eficácia em vários testes de segurança realizados.
O filtro SmartScreen do Internet Explorer 8 permite prevenir ataques de Phishing e malware, identificando páginas da web que distribuem software malicioso e advertindo o usuário com uma mensagem antes que se faça download de qualquer conteúdo dessa página. Esse serviço funciona antes mesmo que os antivírus e anti-malwares tenham capacidade de bloquear.
Trata-se de um sistema que não funciona apenas na hora de visualizar uma página com um link suspeito, mas também para links de download, bloqueando um processo de cópia do arquivo para o computador. Desta forma, se o usuário iniciar um download de forma acidental ou mediante trapaças comuns como “veja as fotos da festa”, o navegador bloqueia o download, mostrando uma advertência.
antivirus