Você já imaginou um sistema de informação, que fosse responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa? Que incluísse todo trabalho administrativo e operacional, desde o faturamento até o estoque?

Pois esta é a missão do ERP (sigla, que em inglês significa Enterprise Resource Planning), ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa.

Este software, que na maioria das vezes é dividido em três camadas, inclui a Aplicação (cadastros, formulários divididos em campos e outros dados necessários para a operação da empresa), Framework (camada onde é possível parametrizar o sistema e também personalizar o ERP) e o Banco de Dados (que armazena de forma coerente os dados gerados na camada Aplicação).

Essas informações registradas pelo ERP são referentes aos fornecedores, clientes, funcionários, compras, produtos, impostos, enfim: todas elas, posteriormente, “conversam” e resultam na integração de processos com base nas regras de negócios e definições parametrizadas pela empresa.

O programa também mantém todos os dados registrados e baseado nisso, é plausível trabalhar com informações mais completas e apuradas. Isso faz com que as tarefas sejam mais organizadas através de regras de negócios e parâmetros definidos para atender aos processos e tarefas diárias feitas pelos funcionários das empresas.

ERP dentro das empresas

Pesquisas realizadas pelo Aberdeen Group (consultoria americana) mostram que somente 27,6% das funcionalidades disponíveis no software ERP são utilizadas.

No Brasil e na América Latina, o programa é usado de forma bem superficial e muitas das funcionalidades não são aproveitadas, seja por dificuldade ou por falta de conhecimento das empresas.

Nas situações bem sucedidas de ERP, os principais benefícios recebidos são: aumento de produtividade, redução de pessoal e de estoques, redução de tempo de ciclo de fechamento contábil/ financeiro, melhoria em transportes/ logística, entre outros.

Enfim, como você pode perceber, a implantação deste programa dentro das empresas é de total utilidade, principalmente, para obter a tão desejada organização do trabalho, dentro de uma corporação.

Fernando LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
Fernando LoFrano

Recent Posts

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

6 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

9 meses ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

9 meses ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

1 ano ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

1 ano ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

2 anos ago