Como melhorar a experiência do usuário e diferenciar as marcas da concorrência no mercado tão competitivo? Cada vez mais, os responsáveis pelo Marketing das empresas precisam se desafiar e encontrar diferentes formas de fortalecer sua presença na Internet. Para isso, é necessário que a marca forme uma identidade visual consistente e para que os efeitos sejam ainda melhores, é preciso que todo projeto seja orientado pela Experiência do Usuário (ou UX Design, do inglês User Experience), que propõe uma abordagem diferenciada na orientação dos projetos da empresa.
Esse enfoque se refere ao uso de técnicas e metodologias para aperfeiçoar a experiência que o consumidor tem, e para desenvolver um projeto com essas especificações é preciso compreender exatamente qual é o objetivo do seu público-alvo (persona).
Vamos a um exemplo: em um website, é o designer UX que vai fazer com que o usuário tenha o experimento adequado ao acessar o link, e isso quer dizer que a utilidade de todos os elementos inseridos no site foi pensada, e também que houve preocupação com sua eficiência e facilidade de uso. Não se esqueça: o projeto de UX Design, deve, antes de tudo, ser verificado e validado com os usuários, através de testes de interatividade, de navegação e de análise das conversões.
Para desenvolver um projeto é preciso que, além da metodologia e técnicas de pesquisa, haja orientação de alguns princípios: Invisibilidade (quando os usuários têm sua experiência orientada pelas funcionalidades implantadas no site, mas nem percebem o que está por trás do sistema), Integração (pensar em todos os pontos de contato da marca com o consumidor); Usabilidade ( é preciso fazer com que os botões tenham funções adequadas, que deixem os clientes satisfeitos, e que estejam no controle da navegação) e por fim, mas nem por isso menos importante: Contexto (analisar a experiência do consumidor de todos os ângulos e entender a totalidade de uso do produto em profundidade, antecipando, desta forma, as suas necessidades).
Utilizar deste processo e de todas as fases irá refletir positivamente seu trabalho com UX Design dentro de uma empresa, desde que o princípio seja sempre pensar em melhorar a experiência do consumidor.