Gerenciamento de projetos: a solução fundamentada em estratégias eficazes
Você sabia que para construir ou melhorar algo dentro de uma organização, é necessário ter uma boa gestão de projetos?
É por meio deste trabalho, que a rotina e agilidade do dia a dia acontecem. Além disso, ele também pode aumentar o potencial de sucesso dos processos.
Nem tão fácil e nem complicado, o mais importante é requer atenção as tarefas! Um projeto é um empenho distinto e temporário de qualquer outra atividade repetitiva, ou seja, trata-se de uma iniciativa com efeito exclusivo a ser alcançado dentro de um prazo instituído.
Quando se pensa em um projeto, é preciso mentalizar um objetivo claro, que precisará levar um tempo determinado, além de contar com um conjunto de recursos (financeiros, materiais e humano) que devem ser otimizados para obter as metas determinadas. Sendo assim, fica claro: não devem existir projetos cuja duração seja indefinida ou que contem com recursos ilimitados para então, atingir os resultados esperados.
A divisão da Gestão do Projeto é dividida em algumas fases: início, organização e preparação, execução do trabalho do projeto e encerramento.
Só por meio desta estrutura é possível que haja o controle segmentado em subclasses lógicas para facilitar o planejamento, gerenciamento e também o controle.
Entre o projeto e o processo, há diferenças sim! No projeto, estão em evidência as seguintes características: ele é temporário, gera um resultado único e é elaborado de forma progressiva.
Já o processo, é um trabalho consecutivo, que lança resultados padronizados e é conhecido por ser fortemente definido, contínuo e gera resultados padronizados.
Só para exemplificar: imagine só o lançamento de uma moto, em uma determinada data, tudo o que acontece para o lançamento desta moto, design, criação de linha de montagem, campanha de marketing para divulgar o novo produto para o público, deve estar estruturado em um projeto, e trata-se de um produto único com uma data de término.
Depois disso, a produção desta nova motocicleta torna-se um processo, que será repetitivo, e por isso, não será mais aplicável o conceito de projeto.
Quando utilizamos o termo “gerenciamento”, tendemos a remeter à chefia e à liderança, mas não é bem por ai. Não é só o gestor sair atribuindo atividades, metas e cobrando resultados.
O gerenciamento de projetos se baseia em aplicar habilidades, conhecimentos, técnicas e ferramentas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.
Ele serve para que o projeto seja finalizado com sucesso, o resultado final deve ser suficiente em relação ao prazo aos custos determinados. Além disso, vale ressaltar que o conceito de sucesso de um projeto ultrapassa o atendimento a restrições de tempo, intuito e custo. Ele também considera o contentamento do cliente com o resultado entregue.
Isso mostra que cada vez mais, as empresas devem considerar que não é possível basear suas gestões em práticas intuitivas. Faz-se necessário apostar no gerenciamento de projetos, como uma solução fundamentada em estratégias mais eficazes.
1. PMBOK
2. Scrum
3. Gestão da qualidade
4. PRINCE 2
5. IPMA
6. Project Model Canvas
A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…
Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…
Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…
O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…
Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…
No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…