Em um futuro próximo, será mais acessível vestir-se de uma roupa chamada de exoesqueleto.
Performance
Essa tecnologia já possibilita aumentar a força do corpo humano para que ele possa exercer atividades com menor stress físico e ganho de performance.
Eles foram projetados inicialmente para uso militar, possibilitando soldados carregar e levantar cargas pesadas com maior facilidade.
Os exoesqueletos podem ser utilizados em diversas áreas, como por exemplo auxiliar idosos em suas atividades, ajudar profissionais subirem em grandes plataformas, carregar caixas e até o avanço de tocar bateria com três braços e gerar um novo ritmo.
Saúde
Algumas empresas estão trabalhando exoesqueletos com eletrodos conectados a pele que permite o sistema nervoso mandar estímulos aos músculos.
Este recurso seria como uma fisioterapia alinhando mente e corpo do paciente mas com a ajuda do exoesqueleto para o avanço da mobilidade, aí já entra a Inteligência Artificial(IA).
Não necessariamente precisamos do exoesqueleto com tanta inteligência, a sua força já propicia um caminhar melhor que um andador de pessoas especiais.
Indústria 4.0
Na indústria, já é utilizado em setores como o automobilístico permitindo o operário se integrar com o exoesqueleto e trabalhar com mais flexibilidade e menos esforço na produção de veículos automotores.
Na era da indústria 4.0 é possível avançar mais nesse sentido e com mais velocidade eu acredito, talvez a oferta do equipamento para o mercado ainda seja pequena.
Futuro
Chegaremos a um ponto que a utilização do exoesqueleto possivelmente seja substituída por robôs com mobilidade e inteligência capaz de fazer o esforço e precisão total do homem.
Já o homem irá se realocar em suas funções físicas, intelectuais e cognitivas conforme o avanço da automação na industria 4.0 (Pelo menos assim espero).