Presente e futuro estão alinhando tecnologia e negócios para transformar organizações tradicionais em empresas inteligentes.
A Empresa Inteligente na era da automação e informação é a referência mais apropriada para profissionais de tecnologia, executivos de negócios, empresários, cientistas de dados, e especialistas de mercado.
A inteligência já é uma força competitiva no presente, e vem ganhando mais adeptos ao longo da jornada da transformação digital.
A minha visão da próxima geração de empresas é que, será alavancado não apenas grandes volumes de dados, mas tudo aliado a tecnologias emergentes como inteligência artificial, machine learning, blockchain e analytics para otimizar processos e tomar decisões em tempo real.
Em uma visita ao SAP Labs Latin América localizado em São Leopoldo-RS a convite da gigante alemã SAP, No programa #TechUnknown absorvi conhecimento com os profissionais mais dedicados a levar as soluções mais avançadas ao mercado, e dispostos a enriquecer a vida das pessoas e organizações as tornando mais inteligentes.
Criado em 2006 dentro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos(Unisinos) e empregando 20 pessoas, o SAP Labs Latin America ganhou espaço próprio três anos depois no mesmo complexo onde está situada a Unisinos no Parque Tecnológico São Leopoldo-RS.
Em 2013 expandiu para o segundo prédio e o crescimento da organização da SAP voltada ao desenvolvimento de novas soluções, aplicações, serviços, inovação e suporte para as Américas já permite a construção de novos espaços que serão disponibilizados em breve.
O SAP Labs foi eleito pelo 2º ano consecutivo uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil segundo a Great Place to Work.
Para abrir os dois dias de imersão e para conhecer o ambiente, eu e os presentes fomos recebidos por Dennison John, Managing Director do SAP Labs.
O indiano Dennison John é graduado em engenharia e ciência da computação.
Dennison, conta com 20 anos de experiência e começou a trabalhar na SAP há 17 anos para o SAP India. Mais tarde, tornou-se gerente local do Centro de suporte global da SAP na Malásia, e foi responsável pelas áreas de Supply Chain,logística e FI / CO.
Nos últimos sete anos, ele lidera times responsáveis por apoiar 40% da base de clientes da SAP na região como parte do SAP Labs Latin America.
Ele citou em sua apresentação cases de inovação durante décadas, e o que motivou essas empresas a se tornarem inovadoras.
Em uma etapa da apresentação falamos sobre como algumas empresas já cultivam os benefícios do Intelligent Enterprise, que aumenta a capacidade de comunicação e de relacionamento entre os departamentos.
Na apresentação onde discutimos sobre suprimentos, Victor Bernardino Coordenador de Projetos em Inovação Logística da Natura explicou como são feitos os projetos que trazem benefícios aos consumidores e consultores da organização.
Somente com boas idéias e tecnologia é possivel avançar em logística no Brasil, o formato ainda precisa mudar, eu acredito que uma aproximação do setor privado e público pode ajudar e muito.
A Natura conta com o programa Startups que tem como objetivo se aproximar de empreendedores para criação de novos projetos que viabilizem o setor com o transporte e tragam processos e produtos inovadores.
“Nossa missão é viabilizar, colaborar e acelerar oportunidades por meio de parcerias e geração de negócios, com foco em crescimento, diferenciação e desenvolvimento sustentável.” (Natura)
A ligação de tecnologias que compoem o SAP Leonardo ficou por conta de Lizandro Viana, especialista em tecnologia da Informação.
Discutimos sobre tecnologias como Bigdata, inteligência artificial, machine learning, IoT, blockchain e o que mais emergente esta permitindo a inovação nas empresas.
Na apresentação das tecnologias ligadas ao SAP Leonardo, alguns pontos me charam a atenção devido aos beneficios em diversos setores da economia.
Lino Maggi, Head do Centro de Excelência Latin America explica que o mundo corporativo evoluiu para o digital, e isso não é tudo, a visão para a organização do futuro está se automatizando e consequentemente se tornando empresa Inteligente.
A SAP repensou a entrega de negócio apresentando o SAP S / 4HANA que aproveita o poder da inteligência:
“Inteligência é a capacidade de aprender com a experiência, resolver problemas e usar o conhecimento para se adaptar a novas situações. “
Utilizando Machine Learning e Analytics o departamento comercial de uma organização não precisa gastar horas e horas em várias planilhas para prever ou prover o futuro.
As taxas de conversão de cotação demonstram até que ponto suas cotações estão sendo convertidas em ordens de vendas. Com o machine learning você pode obter insights preditivos sobre a conversão de cotação, comparando os resultados reais e previstos.
Smart Shelf – Conceito inovador para o auto atendimento em lojas físicas de cosméticos
Blockchain em cena com as transações de dados de forma segura e descomplicada
IoT em cena com Analytics em tempo real permitindo a tomada de decisão inteligente
Niarchos Pombo, Líder de Diversidade & Inclusão – SAP América Latina & Caribe, trouxe o time de inclusão do SAP Labs para falar sobre o projeto.
A SAP América Latina e Caribe desenvolveu um hub digital multimídia (DiversidadeNasRuas.com) contendo histórias de colaboradores da SAP relacionadas à diversidade. Cada história é ilustrada por uma obra de arte em grafite, feita exclusivamente para o projeto (Fonte: SAP).
O hub digital contem práticas de Diversidade & Inclusão da SAP, o projeto inspira pessoas, empresas e organizações a participarem da inclusão e a melhorar a vida das pessoas.
O Líder de Diversidade & Inclusão compartilha com muito orgulho este projeto artístico das histórias dos colaboradores.
O que venho absorvendo sobre o programa desde que comecei a acompanhar, gera um mindset novo a cada reunião com esse time, o que mais fixou foi a conversa sobre a relação inconsciente na seleção das pessoas para a função.
Para finalizar a visitação ao Labs, na sala de design thinking fomos convidados a conhecer o The SAP Next-Gen program que é uma comunidade de inovação focada em objetivos para o ecossistema.
Este programa permite que organizações, empresas, parceiros e universidades se conectem e inovem com um propósito vinculado aos Objetivos Globais da ONU.
Inovação disruptiva, startups e design thinking, Reimagine o futuro com estes conceitos alinhados a tecnologias emergentes.
Empresas e parceiros podem repensar o futuro dos negócios com o SAP Leonardo, compartilhar inovações disruptivas com instituições, universidades e startups e desenvolver habilidades para o futuro.
Todos nós convidados escolhemos e assumimos quais dos 17 setores do GlobalGoals podemos apoiar, eu particularmente escolhi o 7 que fala sobre energia e sustentabilidade.
Eu considero um modo único e autêntico por meio do qual você ou sua marca farão a diferença no mundo. Alguém com propósito não pensa apenas em seus clientes, mas também em seus funcionários, colaboradores e na sociedade como um todo.
Uma pergunta que sempre Faço: “Qual transformação estou promovendo enquanto existo?”
Continuo firme no meu propósito em unir Pessoas + Negógios + Tecnologia para humanizar em todos os sentidos.
A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…
Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…
Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…
O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…
Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…
No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…