Blog

Balanço da Tech Black Friday 2018

Apesar de algumas reclamações de consumidores, o balanço da Tech Black Friday 2018 mostrou que a insistência do varejo brasileiro com a data valeu a pena. Mais de 2,41 milhões de pessoas usufruíram das promoções e realizaram a compra de pelo menos um produto.

O destaque do ano foi para o comércio eletrônico que conforme dados da Ebit Nielsen, apontou alta de 23% em relação ao mesmo evento do ano passado (2017).

As vendas no e-commerce totalizaram R$ 2,6 bilhões. Já no comércio como um todo as comercializações cresceram 4,7% em 2018 ante 2017.

Segundo dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Os números não negam: o resultado dessa Black Friday ficou acima do esperado.

Consumo via Mobile x Desktop

As compras via smartphone aumentaram 6,5% em comparação 2017 de acordo com um balanço divulgado pela Awin (rede global de marketing de afiliação). Isso totaliza 23 % do número de vendas nesta data. No entanto, 76,95% das compras realizadas na Black Friday deste ano foram feitas por meio do Desktop.

“Black Fraude”

Em 2018, a Black Friday apresentou uma tendência de descontos mais agressivos e preços muito melhores com um tícket médio de R$ 609,84 de acordo com dados da Awin. Porém, conforme um balanço parcial divulgado pela Fundação Procon, muitas reclamações ainda foram registradas.

A maioria das queixas (34,23%) estão relacionadas à propaganda enganosa que ocorre quando o desconto anunciado a respeito do produto não corresponde à realidade.

Em alguns casos, os consumidores afirmam ter pesquisado o valor dos produtos antes da data do dia de compras e relatam que durante a Black Friday as empresas colocavam um valor maior para oferecer então o “falso desconto”.

Em segundo lugar (com 19,46%) nas reclamações dos consumidores está o pedido de cancelamento da compra pela empresa logo após a finalização da compra. Em seguida com 18,12% aparece a alteração do preço final na conclusão da compra. Além disso, foram relatados problemas com sites fora do ar e também com oscilação.

Empresas criticadas

Ainda segundo o balanço da Fundação Procon algumas empresas registraram um número alto de reclamações. No topo da lista estão: Extra, Ponto Frio e Casas Bahia (20,13% ao todo). Logo depois, aparecem: Submarino, Shoptime, Sou Barato e Americanas, com 10,07%.

Em seguida estão Americanas, Submarino, Shoptime e Sou Barato com 10,07% dos protestos. Também foram citadas pelos consumidores: Dell, Magazine Luiza e Carrefour.

De acordo com uma matéria publicada no site da Revista Veja a respeito da Black Friday, a Via Varejo empresa responsável pelas Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com se manifestou a respeito dos dados e disse que as demandas recebidas pelos canais de atendimento estão sendo prontamente endereçadas e tratadas.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

3 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

7 meses ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

7 meses ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

11 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

11 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

1 ano ago