e-commerce

Magazine Luiza compra a Netshoes

Magazine Luiza anunciou a compra da Netshoes por cerca de US$ 62 milhões (mais ou menos R$ 245 milhões), e agora a rede varejista conta com a venda online de artigos esportivos.

Imagem: Instagram/netshoes

A disputa com a B2W (controladora do Submarino e Americanas.com) resultou na transformação da empresa de comércio eletrônico (Netshoes) em uma subsidiária do grupo, o que só reforça a sua aposta no varejo online.

Segundo informações do site G1, a companhia assegurou que o acordo definiu o preço de US$ 2 por ação da Netshoes, que concluiu a sessão cotada a US$ 2,65 na bolsa de Nova York, alta de 3,9%. A ação do Magazine Luzia caiu 0,25%. No entanto, para especialistas a compra da varejista foi estratégica.

Segundo cálculos do Bradesco BBI, o valor do acordo com a Netshoes representa apenas 0,7% do valor de mercado da Magazine Luiza, ou 11% em receitas adicionais para a empresa. A compra, mesmo pequena pode resultar em coparticipações de R$ 95 milhões, correspondente a quase 6 pontos percentuais de margem para a Netshoes.

Novos desafios

O Itaú BBA ressalta que, por meio da Netshoes a Magalu poderá aumentar a sagacidade de vendas online através de uma marca bem conhecida e abrir espaço estratégico para o campo de vestuário.

Além disso, a expertise em logística do Magazine Luiza pode auxiliar na redução de custos de envio e melhorar (e muito!) a experiência do usuário da Netshoes.

No entanto, agora um dos principais desafios do mercado é expandir a sua atuação no mundo digital, atraindo assim novas marcas e vendedores em suas plataformas.

A falha da Netshoes

Além do alto endividamento e diversas perdas que acarretaram em queda das ações, a Netshoes pagou um alto preço por ter falhado na missão de atender satisfatoriamente seus consumidores ou ignorado as reclamações por meio do ReclameAqui. Segundo informações citadas pelo Itaú BBA, a classificação de consumo da Netshoes nesta plataforma foi de 3 nos últimos meses. Já o Magazine Luiza conquistou a nota de 7,1.

Após anos de prejuízo, a única saída para essa empresa de comércio eletrônico, uma das pioneiras nesse ramo no Brasil foi a venda.

Acordo fechado

Embora já se tenha falado em acordo, vale ressaltar que o e-commerce passará a ser uma subsidiária do Magazine Luiza, só após a conclusão da aquisição, que depende ainda, do aval de acionistas da Netshoes e também do Conselho Administrativo de Defesa Economica (Cade).

Cenário Técnologico

A aquisição reforça a transformação digital no varejo (retail), por mais que o Magazine Luiza já possua sua presença digital, existe sempre possibilidades de transformação que vão rumo ao Intelligent Enterprise.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

3 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

7 meses ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

7 meses ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

11 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

11 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

1 ano ago