Transformação Digital

Os indicadores da Transformação Digital

Para mostrar os indicadores da Transformação Digital e a evolução das empresas em seus negócios através do uso de tecnologia, a IDG (International Data Group), companhia estadunidense de mídia, pesquisa e organização de eventos realizou uma pesquisa online entre outubro e dezembro de 2017.

O objetivo desta ação foi de obter melhor compreensão de como as organizações estão evoluindo para um negócio digital modelo em relação a como elas estão revisando as estratégias de tecnologia, mudando estruturas e processos organizacionais para fornecer uma nova experiência ao cliente.

A transformação digital descrita de acordo com a IDC, é o uso da 3ª plataforma de tecnologias para criar valor e vantagem competitiva através de novas ofertas, negócios modelos e relacionamentos.

Através dos dispositivos conectados, o número de pontos de extremidade de IoT conexos está prosperando, e a previsão é de que atinja 30 bilhões em 2020 e alcance 80 bilhões em 2025, afirma a IDC.

Novo curso

A transição para um modelo de negócio digital para a maioria das empresas foi de início cautelosa e pautada conforme está detalhado na pesquisa da IDG Digital Business de 2018.

Segundo ela, mais de um terço das organizações (37%) já começou a integrar e executar uma abordagem digital em primeiro lugar e 7% dizem que já são um negócio digital em toda a empresa.

Os líderes de TI e negócios entrevistados (45%) informaram que suas empresas estão nos estágios iniciais de se tornarem um negócio digital – coletando informações ou apenas começando a formular uma estratégia digital.

Para as organizações, os maiores obstáculos para alcançar sucesso com iniciativas de negócios digitais, incluem a falta de orçamento suficiente (39%), de pessoal e/ou habilidade conjuntos (36%), a necessidade de substituir sistemas legados (34%) e questões culturais (33%), o que só ressalta os enormes desafios a serem superados para começar a transformação digital – para não mencionar a matriz vertiginosa de opções de tecnologia que devem ser analisadas e combinadas aos objetivos de negócio.

O estudo conclui que tanto a tecnologia quanto o gerenciamento de mudança organizacional devem ser considerados igualmente e isso fica claro na pesquisa através da quantidade de organizações que já adotou ou têm planos para adotar uma primeira estratégia digital (89%).

O que é ser um negócio digital?

Para que uma organização saiba o significado do termo “negócio digital”, a IDG pesquisou 702 TI e decisores de gestão de negócios.

Na pesquisa, os entrevistados receberam nove significados de negócios digitais para aprender ver quais ressonaram mais com a forma como sua organização vê negócios digitais.

Aproximadamente metade dos entrevistados da análise contaram que tornar-se um negócio digital significa ter produtividade capacitada através de ferramentas como: acesso móvel, a dados e processos assistidos por IA (52%), e a capacidade de gerenciar melhor o desempenho dos negócios por meio da disponibilidade e visibilidade de dados (49%).

Para 1/3 ou mais dos tomadores de decisões de TI, isso significa atender às expectativas do cliente (46%), entender as necessidades dos compradores através da coleta e análise de dados (44%), fornecer acesso seguro e otimizado em qualquer lugar e a qualquer momento aos ativos (39%), modificar digitalmente negócios e/ou processos (37%), desenvolver novos negócios/receitas digitais (33%), e alcançar crescimento de primeira linha através de aprimoramentos de produtos digitais/novos produtos digitais ou serviços (31%).

Mais de 1/4 das empresas pesquisadas (27%), afirma que isso significa globalização – o fluxo de dados e informações em todo o mundo que permite a circulação de bens, serviços, finanças e pessoas. Para elas, todos os objetivos exigem uma combinação inteligente de tecnologias, tanto comprovadas, quanto em seus estágios iniciais para alcançar os resultados pretendidos.

O termo “digital-business” para as organizações está relacionado à ativação da produtividade do trabalhador através de ferramentas como mobile, acesso de dados e processos assistidos por IA, capacidade de melhor gestor de desempenho dos negócios, através disponibilidade e visibilidade de dados.

Digital First

Mais de 1/3 das organizações (44%) já começou a implementar uma abordagem digital em aos processos de negócios, operações e clientes. Cerca de 19% estão no processo de integração, fazendo mudanças operacionais e tecnológicas na empresa e 18% estão executando seus serviços digitais através de planos e processo de fabricação.

Somente 7% das empresas já implementaram integralmente a primeira abordagem digital e estão em fase de manutenção. Quando questionados sobre quais são os principais objetivos de sua organização na estratégia de negócios digitais, maioria das empresas espera melhorar a eficiência do processo através da automação (64%), criar melhores experiências do cliente (58%) e melhorar o trabalhador/produtividade (50%). Cerca de 43% das organizações esperam que os negócios digitais impulsionem o crescimento das receitas, e eles podem estar no caminho certo. Perto de 1/3 dos tomadores de decisão de TI (32%) dizem que os negócios digitais já ajudaram sua instituição a obter crescimento de receita, com média de aumento de 23%. Enquanto isso, 35% dos entrevistados dizem que seus os primeiros esforços ainda não afetaram a receita e outros 30%, não sabem informar.

Muitas empresas, no entanto, estão nos primeiros estágios de se tornarem negócios digitais. Nas fases de desenvolvimento da criação de estratégias, estão 28% das organizações e 17% ainda estão reunindo informações antes de desenvolver uma estratégia.

Grande parte das corporações pesquisadas, planeja gastar uma porção significativa de seus orçamentos de TI sobre essas iniciativas. Para que você tenha uma ideia, 21% das organizações gastará de US $ 1 milhão a US $ 10 milhões em iniciativas de negócios digitais, enquanto 15% gastará US $ 10 milhões ou mais em projetos de negócios digitais nos próximos 12 meses.

No tempo em que 21% das empresas planejam gastar menos de US $ 1 milhão este ano em iniciativas de negócios digitais, a média geral de gasto esperada é de US $ 14,3 milhões – o que varia muito de acordo com o tamanho da empresa.

Empreendimentos com mais de mil funcionários almejam gastar US $ 27,5 milhões e para as PMEs (empresas com menos de mil empregados), US $ 1,8 milhão são previstos.

Negação

Embora seja esperado que os negócios digitais melhorem a produtividade e a experiência do cliente, 11% das organizações não têm planos de adotar uma abordagem digital em primeiro lugar. A maioria diz que o motivo é restrição orçamentária (32%), enquanto 15% dos decisores de TI dizem que já estão obtendo lucros sob seu atual modelo de negócios.

Pode se tornar complicado para os empreendedores, optar pelo desenvolvimento de uma estratégia digital para adoção de tecnologia. Afinal, são muitas opções a serem consideradas: Cloud, IoT, inteligência artificial, bots, armazenamento e rede definidos por software, desempenho de aplicativos, monitoramento e tecnologias móveis.

Tecnologia móvel

O mundo é móvel e as empresas não têm escolha senão adaptar-se aos novos hábitos dos trabalhadores e consumidores. No passado, as organizações até se esquivavam de se unir à tecnologia móvel, por conta da complexa integração necessária com tantos processos e sistemas legados. Mas hoje, isso não é mais possível.

Com mais instituições focadas na transformação digital, é hora de alavancar o mobile como parte integrada da estratégia de negócios. Destas, cinco podem ser consideradas as principais tecnologias digitais já implementadas: 59% Big Data/Analytics, 59% Móvel Tecnologia, 40% APIs/incorporável, 53% Privado Nuvem e 45% Público Nuvem.

Nuvem pública e privada

As organizações, segundo relata a IDC, estão mudando para uma estratégia de “nuvem em primeiro lugar” para atualizar e/ou substituir sistemas tradicionais e “nuvem apenas” ao desenvolver sua próxima geração de sistemas e serviços de vantagem.

A nuvem tem um papel central, à medida que as organizações adicionam as primeiras tecnologias digitais, públicas e privadas, e se tornou uma ferramenta empresarial essencial para compartilhar dados entre sistemas isolados e dados externos, o que só colabora para a realização de operações e atendimento ao cliente.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) produtiva está se tornando decisiva para as empresas que querem manter uma vantagem competitiva e processar e analisar grandes quantidades de dados mais rapidamente do que o cérebro humano.

Ao invés de substituir seres humanos, a IA pode ajudá-los a mapear as consequências das ações e acelerar o processo de tomada de decisão. Além disso, o software da AI pode tomar decisões por si só, tornando-se valioso para uma ampla gama de indústrias em várias áreas: seja respondendo perguntas dos clientes, até a capacidade de prever quando o equipamento de fábrica irá quebrar.

No caso da IA, são cinco as principais tecnologias nos trabalhos: 55% Máquina Aprendendo, 44% Programas Armazenamento Definido, 50% Internet das coisas, 45% Software Definido Networking e 56% Inteligência Artificial.

Aprendizado de Máquina

Através da tecnologia do Aprendizado de Máquina (ML), um subconjunto de IA, os sistemas aprendem com dados a melhorar continuamente a partir da experiência, sem ser especificamente programado.

A Deloitte Global concorda com as descobertas do IDG em um relatório recente, 2018 Global Predictions: Machine Learning. Enquanto há organizações altamente entusiasmadas com o potencial das tecnologias cognitivas como o ML, a maioria das empresas se contenta com algumas implementações e projetos-piloto nos trabalhos.

Ainda assim, a empresa de consultoria (Deloitte), previa que o número de ML implementadas e também projetos-piloto seriam duplicados em 2017 e duplicarão novamente até 2020.

Internet das Coisas

O estudo da IDG mostra ainda que, dispositivos com Internet das Coisas (IoT) terão grande impacto sobre como as empresas fazem negócios.

Para começar, os dispositivos IoT coletam enormes quantidades de dados e isso fará com que as empresas tenham maior acesso a eles, podendo, mais do que nunca, acompanhar e registrar o comportamento do consumidor, tornando-os ainda mais inteligentes.

A pesquisa relata que a revolução atingirá, provavelmente, a forma como as empresas rastreiam e gerenciar seu inventário, aprimorando ainda mais o trabalho remoto, melhorando assim, a eficiência e a produtividade no trabalho. A metade dos entrevistados afirma que a IoT desempenha um papel na sua estratégia de negócio digital, sendo esse número maior nas organizações empresariais (61%) em comparação com PMEs (39%).

Atualmente, a IoT é usada principalmente para controlar ativos de TI no desempenho, gerenciamento de riscos, conformidade segurança (57%), monitorar equipamentos (53%) e coletar dados do cliente ou do produto através de sensores (41%).

SDN e SDS

A tecnologia de rede definida por software (SDN) pode criar sistemas mais eficientes e centralizados, gerenciamento de rede, além de reduzir custos operacionais e permitir novas tecnologias na organização. Com ela, é possível direcionar o tráfego sem depender do hardware para tomar a decisão, capacidade essa que se tornou crítica no preparo de empresas para novas tecnologias, tais como aplicativos baseados em nuvem, dispositivos IoT e aplicativos de big data.

O armazenamento definido por software (SDS), da mesma maneira, está ajudando muitos setores a gerenciarem melhor o estoque crescente de informações, fornecendo flexibilidade na maneira como armazenam e recuperam dados.

Quando se trata de números, a pesquisa mostra que 49% dos tomadores de decisão de TI dizem que a IoT desempenha um papel importante em sua estratégia digital de negócios.

Quase metade (44%) dos entrevistados dizem que não estão interessados ​​em adicionar Realidade Virtual (RV) ou bots para o seu arsenal de tecnologia agora, mas eles podem querer mudar suas mentes em poucos anos.

Cerca de 29% das organizações está pesquisando AR/VR, e 14% já estão pilotando; e o status é semelhante para bots (26% pesquisando e 13% pilotando a tecnologia).

Realidade virtual

Atualmente, muitas pessoas acham que a realidade virtual é direcionada aos gamers ou à indústria do entretenimento, no entanto, a tecnologia está se movendo lentamente para um público mais amplo.

Engenheiros e fabricantes já usam a realidade virtual para experimentar suas criações antes de serem construídas, e os agentes imobiliários, por exemplo, estão usando-a para mostrar propriedades aos seus clientes. Também é promissor o treinamento e recrutamento, onde os trabalhadores podem simular um problema e virtualmente corrigi-lo.

Questão de adaptação

Para tornar seu negócio totalmente digital, é preciso que o empreendedor entenda, que há ações e etapas necessárias para serem concluídas.

O ritmo do gerenciamento de mudanças tecnológicas está um pouco à frente da gestão de mudança organizacional para a maioria das empresas em transformação digital.

Segundo a pesquisa da IDG, os líderes de TI estão fazendo um progresso constante e sequencial para se tornarem organizações digitais, embora não estejam na mesma velocidade que as próprias tecnologias estão proliferando.

O estudo mostra que muitas empresas acreditam que as peças fundamentais estão no lugar e estão trabalhando ativamente na adoção de novas tecnologias como IA e IoT, sem lembrar, que para a transformação digital ser bem-sucedida, também é preciso dar atenção igual à estratégia de gerenciamento de mudança e força de trabalho para toda a organização.

Isso inclui um papel ativo dos CIOs e dos principais executivos de TI. É necessário se perguntar: Em qual das etapas está sua organização? Como vai sua jornada para tornar o seu negócio digital?

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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