As empresas estão se tornando inteligentes com o intuito de estimular o crescimento econômico e dominar a economia da experiência.
No SAP now de 2019 estive presente a convite da SAP por dois dias para descobrir que já é certo: a chave para o sucesso está em focar não só no produto, mas também no conjunto de aplicações, soluções e gerenciamento (unindo experiência, dados e processos operacionais) direcionando aos clientes o melhor da experiência unificada, afinal, nada é mais impactante e exclusivo do que a forma como você experimenta algo.
Cada pessoa tem sua maneira de perceber o mundo a partir das informações que temos, do que sentimos e também de como vivemos.
Hoje, isso nos leva a crer que embora a evolução econômica venha ocorrendo há décadas, o que fica de cada desenvolvimento é a experiência pessoal. São ações que agem diretamente no saber e na memória dos consumidores que nos ajudam a conquistar (e manter) novos clientes.
Até a revolução industrial, nossos antepassados viveram da economia agrária: plantando e colhendo produtos da terra. Esses itens eram vendidos como mercadoria.
Com a revolução, teve início o tempo de embalo e processamento de produtos que então tiveram uma alta nos preços. E a vida continua assim, as decisões do mercado ainda são baseadas em preços (que se tornaram ainda mais altos), porém, a tecnologia nos trouxe uma nova forma de consumir: através de experiências.
Com a modernização, temos um amplo campo de opções. Vamos à Internet, pesquisamos e fazemos nossas escolhas que agora, são pautadas não somente no valor, mas também na Economia da Experiência.
A empresa que viabiliza soluções personalizadas para seus clientes exatamente na hora que ele necessita não só toca o consumidor, como também faz com que ele memorize esse “cuidado”. É aí que você consegue se aproximar e fazer com que seu negócio tenha um relacionamento mais intenso com o cliente, é ai que surge a tal da fidelidade.
Mas não se engane: isso não se trata de um bom atendimento ao cliente, ou economia de tempo. Estamos falando de uma experiência criada de acordo com as necessidades e interesses da pessoa. Neste momento, deixamos o preço de lado e começamos a fazer os compradores a perceberem o VALOR do seu produto/serviço.
Para que possamos oferecer esse tipo de experiência, precisamos olhar para dentro. Como é a experiência do SEU funcionário dentro da SUA empresa?
É conciso estar atento à cultura da empresa, às tecnologias disponibilizadas e também ao ambiente de trabalho.
Para se tornar um líder então, tanto de pessoal como consequentemente de vendas, é necessário oferecer uma boa “cultura empresarial” aos funcionários fornecendo programas e benefícios para que eles possam explorar todo potencial que têm para oferecer. Conclusão: ao se sentir bem e acolhido por uma empresa, o funcionário é capaz de passar pra frente um pouco dessa experiência extraordinária e se tornar um colaborador.
Um colaborador não pode continuar repassando a economia da experiência, se não passar por uma experiência próspera no local de trabalho. Considere, portanto, criar uma boa cultura em sua empresa visando atender aos interesses e também às conveniências de seus funcionários.
As ferramentas que estão garantindo o sucesso de empresas inteligentes que já se direcionaram para a economia da experiência, usam dados e análises mitigados através de machine learning e inteligência artificial para melhorar o design, a fabricação e a logística antecipando as necessidades do cliente, reduzindo custos operacionais e colaborar com novos tipos de parceiros permitindo que a transformação digital aconteça.
Quando o bom senso e tecnologias de ponta se unem, a experiência de seus clientes, parceiros e colaboradores irá refletir de forma altamente positiva nos seus negócios.
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