Gestão em TI

Gerenciamento da qualidade de TI

Você provavelmente já ouviu falar sobre gestão da qualidade, mas de fato, sabe explicar o que é? O gerenciamento de qualidade baseia-se no ato de monitorar diferentes tarefas e atividades dentro de uma empresa, garantindo assim, que os serviços e/ou produtos oferecidos sejam realizados de forma coerente.

Sempre que falamos de empresas por aqui e percebemos que a área de TI determina cada vez mais quais caminhos seguir. E neste caso não é diferente: um gerenciamento na área de Tecnologia da Informação feito de forma correta pode definir com mais precisão quais estratégias podem ser implantadas, visando a melhoria contínua do desempenho desta e de outras áreas.

O gerenciamento de qualidade é embasado em alguns pilares e vamos falar neste texto sobre quatro componentes principais:

  • Planejamento de Qualidade: é aqui que definimos quais os padrões de qualidade são importantes para o projeto em questão. Neste momento, também é necessário decidir como atender a esses padrões.
  • Melhoria da Qualidade: esta fase ocorre quando há necessidade de uma mudança dentro do processo. Esta modificação – intencional – visa melhorar a credibilidade dos resultados.
  • Controle de Qualidade: esta etapa reforça a qualidade do serviço prestado. Para todo projeto, é necessário que haja um esforço ininterrupto para manter a integridade de um processo para obtenção de um bom resultado.
  •  Garantia de Qualidade: afinal, qual empresa não preza por esse pilar? Aqui, realizamos ações planejadas ou ordenadas para oferecer credibilidade satisfatória para que um determinado serviço e/ou produto atenda aos requisitos especificados.

Trabalho em conjunto

Muitos podem não compreender qual é o real objetivo da gestão da qualidade e por isso ai vai uma breve explicação: o gerenciamento de qualidade de TI objetiva garantir que todas as partes interessadas da organização andem juntas para melhorar os serviços, produtos e processos, alcançando assim em equipe sucesso a longo prazo (satisfação do cliente).

E não e só isso, trabalhar esse quesito é sustentar a otimização da rotina de uma companhia facilitando assim o fluxo de trabalho.

Esse processo compreende vários preceitos desenvolvidos por uma equipe, sempre objetivando ter a certeza de que sua produção (ou serviço) esteja dentro dos padrões exigidos.

Outros princípios

O Padrão Internacional para a Gestão da Qualidade adota vários princípios e os utilizados para orientar os processos de uma organização rumo a um melhor desempenho são: liderança, foco no cliente, abordagem do processo, envolvimento de pessoas, tomada de decisão baseada em evidências, melhoria contínua e gestão de relacionamento.

Deu para compreender que a mudança no setor de TI vai além do que estávamos acostumados a saber? Agora, a posição desse segmento é muito mais estratégica do que operacional.

Estratégia essa que vai além do papel ou dos arquivos do computador. É preciso ainda manter um canal de comunicação onde as ideias dos colaboradores sejam compartilhadas e, quando possível adotadas. Desta forma, os funcionários perceberão que suas ideias são relevantes, e é aí que está o segredo para uma gestão de qualidade: trabalhar ativamente com pessoas, processos e tecnologia.

Como você pode perceber, este é apenas um trecho do longo caminho a ser percorrido para estar sempre à frente da de outras organizações.

A tecnologia não é inicio nem o fim, mas o caminho.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

4 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

8 meses ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

8 meses ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

12 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

12 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

1 ano ago