Você provavelmente já ouviu falar sobre gestão da qualidade, mas de fato, sabe explicar o que é? O gerenciamento de qualidade baseia-se no ato de monitorar diferentes tarefas e atividades dentro de uma empresa, garantindo assim, que os serviços e/ou produtos oferecidos sejam realizados de forma coerente.
Sempre que falamos de empresas por aqui e percebemos que a área de TI determina cada vez mais quais caminhos seguir. E neste caso não é diferente: um gerenciamento na área de Tecnologia da Informação feito de forma correta pode definir com mais precisão quais estratégias podem ser implantadas, visando a melhoria contínua do desempenho desta e de outras áreas.
O gerenciamento de qualidade é embasado em alguns pilares e vamos falar neste texto sobre quatro componentes principais:
Muitos podem não compreender qual é o real objetivo da gestão da qualidade e por isso ai vai uma breve explicação: o gerenciamento de qualidade de TI objetiva garantir que todas as partes interessadas da organização andem juntas para melhorar os serviços, produtos e processos, alcançando assim em equipe sucesso a longo prazo (satisfação do cliente).
E não e só isso, trabalhar esse quesito é sustentar a otimização da rotina de uma companhia facilitando assim o fluxo de trabalho.
Esse processo compreende vários preceitos desenvolvidos por uma equipe, sempre objetivando ter a certeza de que sua produção (ou serviço) esteja dentro dos padrões exigidos.
O Padrão Internacional para a Gestão da Qualidade adota vários princípios e os utilizados para orientar os processos de uma organização rumo a um melhor desempenho são: liderança, foco no cliente, abordagem do processo, envolvimento de pessoas, tomada de decisão baseada em evidências, melhoria contínua e gestão de relacionamento.
Deu para compreender que a mudança no setor de TI vai além do que estávamos acostumados a saber? Agora, a posição desse segmento é muito mais estratégica do que operacional.
Estratégia essa que vai além do papel ou dos arquivos do computador. É preciso ainda manter um canal de comunicação onde as ideias dos colaboradores sejam compartilhadas e, quando possível adotadas. Desta forma, os funcionários perceberão que suas ideias são relevantes, e é aí que está o segredo para uma gestão de qualidade: trabalhar ativamente com pessoas, processos e tecnologia.
Como você pode perceber, este é apenas um trecho do longo caminho a ser percorrido para estar sempre à frente da de outras organizações.
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