Na segunda quinzena de março, foi anunciada uma patente da Microsoft que mostra um novo óculos de realidade mista. Essa novidade chega para reformular nosso conceito sobre tal objeto e viabiliza um campo de visão mais amplo do que os modelos existentes.
Os fãs do seriado Start Trek vão dizer que isso não é uma novidade, pois já são velhos conhecidos do Holodeck (no filme, por meio de uma câmara os passageiros da nave espacial interagiam na sua holonovela), no entanto, é sim!! Neste objeto, a tela terá capacidade de se movimentar em diversas direções.
Então, para utilizá-lo, ao invés de colocar telas fixas diante dos olhos, que acabam querendo ou não,limitando o campo de visão, é possível mover a cabeça para todos os lados e simular assim, um campo de visão de 360 graus (seja qual for a direção pretendida), sem que essas novas possibilidades adicionem calor ou peso ao usuário.
Realidade Mista
A Realidade Mista ou Realidade Híbrida ocorre por meio de várias e diferentes informações, visualizações, interações digitais, recursos e permite que o usuário veja o mundo real e ao mesmo tempo como elementos virtuais.
Mais um tempo
Os óculos de realidade mista e vários outros acessórios ainda estão distantes do grande público pois, atualmente o foco das companhias são as grandes empresas que buscam estes itens para o desenvolvimento de projetos.
Essa nova tecnologia tem forte potencial de alterar a forma como as pessoas interagem, trabalham e se comunicam com o mundo real e a medida que se aprimora, a esperança é de que diferentes setores e indústrias adotem o uso de realidade mista no seu dia-a-dia.
Tanto neste como em diversos casos, a evolução tecnológica está aí batendo à nossa porta, trazendo mil possibilidades de facilidades diárias, segurança e conforto, porém, ainda é preciso ter cautela, pois as experiências de realidade mista farão com que os usuários tenham reações mais emocionais do que em uma mera experiência digital.
À medida que a tecnologia cresce, é imprescindível que desenvolvedores e usuários estejam cientes de tais questões. É conciso que haja um desenvolvimento mútuo, para que todos possam usufruir de novas experiências.