A gente já sabe que futebol, política e religião, não se discute. Mas quando um bom trabalho é feito temos que reconhecer. No Brasil, desde 2019 de acordo com dados do Governo Federal, foram digitalizados 503 serviços públicos federais. E quem ganha com isso? Nós.
Há menos papelada, burocracia, filas e menos espera também. Antes, para tirar uma carteira de trabalho uma pessoa precisava esperar até 17 dias e com a digitalização, é possível obter o documento no mesmo dia da solicitação.
Mais um exemplo dessa mudança: no caso do setor responsável pela emissão do Certificado Internacional de Vacinação na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), houve redução de pessoal para atendimento dos cerca de 2 mil pedidos diários de emissão do documento. Antes eram 700 pessoas trabalhando para tentar atender à demanda e atualmente, 95 funcionários conseguem realizar o trabalho.
E olha só: dos mais de 3.300 serviços do governo, 53% já podem ser acessados online, sendo que a meta é de que outros 500 serviços estejam digitais ainda em 2020. Para 2022, o objetivo é de que 100% dos serviços do Governo Federal sejam transformados em digitais.
Mais economia
A digitalização dos serviços do Governo também significa dinheiro público economizado. Com esse processo de modernização, segundo dados do Ministério da Economia, a estimativa é de que sejam poupados pelo Governo R$ 1,7 bilhão de reais.
De acordo com o secretário de governo digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Salin Monteiro, um serviço digital é 97% mais barato que o mesmo serviço entregue num canal presencial. “Só no Governo Federal já economizamos por ano R$ 345 milhões em mão de obra, em espaço físico, em burocracia. Mas o mais importante é para o cidadão que hoje não precisa mais se deslocar nem ficar em filas”, ressalta.
Segundo Monteiro, o objetivo do Governo é fazer com que todos os serviços possam ser consultados através de aparelhos móveis, já que estudos mostram que 70% dos brasileiros acessam a internet com frequência e, 96% deles, por meio de celular.
E tempo, também é preciosidade nos dias de hoje! E essa é mais uma economia trazida pela digitalização dos processos. São 146 milhões de horas que deixam de ser utilizadas por ano pela população na obtenção de serviços do Governo Federal.
Desafios
Ainda há falhas em alguns sistemas e dificuldades de acesso, no entanto, o Governo está focado em fazer com que os serviços digitais funcionem e que a troca de informações entre Estados e Municípios seja mais simples e precisa.
A transformação digital ainda está em desenvolvimento, mas é importante reconhecer que o primeiro passo já foi dado.