Um estudo feito pela consultoria Cognizant sobre o futuro do setor automotivo até 2025, mostrou que as tendências imprescindíveis dos próximos anos incluem a autonomia dos carros e também o foco na prestação de serviços.
O objetivo é de que as montadoras reúnam a riqueza de dados disponíveis para oferecer aos consumidores experiências únicas, além de veículos que proativamente resolvam problemas.
Isso exigirá muito preparo das montadoras, além da adaptação ao novo: será necessário migrar para um modelo de negócios baseado em serviços e na experiência do comprador.
De acordo com o diretor de Manufatura e Logística da Cognizant no Brasil, Roberto Wik, a cadeia de valor da indústria mudará do modelo tradicional. “Fornecedor-montadora-concessionária-consumidor. Isso vai ser modificado para um ecossistema interconectado de vários provedores, incluindo empresas de tecnologia, de infraestrutura, serviço de mobilidade e conectividade, utilities e entidades de gerenciamento de tráfego”, ressalta.
O estudo da Cognizant mostra que com capacidades cada vez mais autônomas e um declínio interesse na propriedade, aumentará a necessidade da concentração do setor na experiência, e também na inovação e design.
A grande tendência verificada por esta pesquisa foi a popularização dos veículos autônomos. A maneira como cada montadora incorporará a inovação em seus produtos e serviços para o consumidor realizar seu trajeto definirá a liderança de mercado.
O impacto que esta transformação causará na sociedade é grande, já que altera a forma como será a experiência dos consumidores em seus percursos com o carro, propondo novos serviços de mobilidade e produtos. Um exemplo: se a pessoa fosse para o trabalho dirigindo, com essa inovação, ela poderia valer-se desse tempo estudando ou lendo notícias no celular.
O compartilhamento de carros bem provavelmente transformará o modelo de negócios das montadoras. A previsão dos especialistas é de que até 2025, a propriedade de automóveis esteja em forte declínio, principalmente nas áreas urbanas. Com isso, muitas pessoas irão optar por serviços de compartilhamento de carros autônomos. Então, anote aí: a tendência é focar em criar um relacionamento com o cliente, por meio de serviços e aplicações personalizadas.
Todo projeto de veículo deverá ser conduzido por meio da resposta desta pergunta. É preciso entendimento para saber quando o objetivo principal for simplesmente ir de um lugar para outro, e ter uma visão diferenciada, já que a demanda de novos serviços deverá crescer ainda mais com o advento da mobilidade compartilhada e veículos autônomos.
A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…
Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…
Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…
O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…
Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…
No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…