O mundo é cheio de teorias da conspiração, mas por essa, tenho certeza de que ninguém esperava. Essa suposição liga os mastros de telecomunicações móveis 5G à disseminação do novo coronavírus. Trata-se de uma notícia falsa, mas que causou alvoroço pelo mundo.
Essa é uma das teorias espalhadas por diferentes plataformas digitais e que a princípio poderia ser vista como uma piada ou até mesmo algo que pudesse “passar batido”, mas hoje, podemos afirmar de que toda essa desinformação pode ter efeitos prejudiciais.
Não são tempos normais e os governos estão travando uma guerra contra um vírus que é mortal, e de acordo com pesquisadores do King’s College London, essas teorias podem impactar no enfrentamento à Covid-19.
Os estudiosos questionaram pessoas a respeito das teorias da conspiração do coronavírus, sobre por exemplo, a falsa ideia de que o vírus estava ligado ao lançamento das redes de telefonia móvel 5G.
Através da pesquisa, eles descobriram que a opinião das pessoas poderia ser influenciada ao ponto de entenderem que poderiam ignorar as instruções de isolamento, dadas pelo governo.
O escolhido
Os ataques criminosos a mastros de telefonias foram aparentemente inspirados nas teorias da conspiração. Mas, por que o 5G?
Muita gente não sabe, mas as campanhas contra o 5G existem há algum tempo e possuem vários grupos nas redes sociais. No Reino Unido, esses grupos pressionavam os conselhos locais, e pediam a proibição da abertura de novas redes por motivos de saúde, embora não apresentassem evidências a respeito dos danos que poderiam causar.
No final de janeiro, a ideia de que o 5G estaria ligado à Covid-19 surgiu em alguns destes grupos e foi parar até em artigos de jornal e então, as redes sociais começaram a agir.
O WhatsApp, por exemplo, tornou mais difícil o encaminhamento de mensagens e o YouTube adotou uma política de exclusão dos vídeos que vinculam os sintomas do coronavírus ao 5G.
Entretanto, os ataques recentes à infraestrutura de telecomunicações não se limitaram ao Reino Unido e também foram notificados incidentes na Holanda e um caso suspeito na Irlanda.
No entanto, os defensores das teorias esqueceram de conferir, mas o vírus no Reino Unido segue se espalhando por cidades onde o 5G ainda nem foi implantado, e o mesmo ocorre em países que não adotaram a tecnologia. Ops!