Anos após ter sido a primeira empresa americana a chegar ao valor de mercado de US$ 1 trilhão, a gigante da tecnologia Apple atingiu agora o valor de US$ 2 trilhões no mercado de ações.
Só para que você tenha uma ideia, isso equivale a mais de R$ 11 trilhões e para dimensionar esse valor tão elevado é preciso compará-lo ao Produto Interno Bruto (PIB) dos países mais ricos do mundo, sendo que somente 8, dos mais de 190 países registraram um PIB com valor nominal a partir de US$ 2 trilhões em 2019.
Na última semana, o preço das ações da Apple chegou a US$ 467,77 nos EUA, ultrapassando a marca de US$ 2 trilhões, sendo que somente a empresa a atingir esse valor foi a estatal Saudi Aramco, em 2019. No entanto, o valor da gigante do petróleo caiu para US$ 1,8 trilhão e a Apple superou esse montante, tornando-se a empresa comercializada mais valiosa do mundo na atualidade.
Um pouco mais distante na lista de empresas americanas de capital aberto mais valiosas, aparecem a Microsoft e a Amazon, cada uma com cerca de US$ 1,6 trilhão.
Sem crise
Mesmo com o fechamento das lojas de varejo e das pressões políticas sobre as ligações com a China, as ações da fabricante do iPhone saltaram mais de 50% este ano. Em março, o mercado entrou em pânico com a pandemia da Covid-19, no entanto, várias empresas de tecnologia se conservaram firmes apesar das regras de isolamento, e puderam ver suas ações subirem, ainda com os Estados Unidos em recessão.
A empresa, fundada por Steve Jobs em 1976 em uma garagem na Califórnia, poderá contar com esse marco para apresentar crescimento da ordem dos dois dígitos e poderá ver alta ainda maior no valor de suas ações.
Recentemente, a companhia divulgou uma conversão, que poderá quadriplicar o número de ações em circulação, o que pode tornar suas ações mais acessíveis para o público geral.
Expectativas
De fato, nos últimos meses, as pessoas ficaram mais em casa e se mostraram mais dependentes de dispositivos, conexões e serviços de melhor qualidade e o novo iPhone 5G alimentará ainda mais a ansiedade dos consumidores.
A empresa de Steve Jobs evoluiu da venda de telefones e computadores Mac e se transformou em uma companhia pioneira da revolução móvel, criando uma multidão de fãs espalhados pelo mundo.