Startup

Leite Vegetal criado por Inteligência Artificial

A Startup chilena NotCo divulgou recentemente sua expansão para os Estados Unidos através de parceria com a rede de supermercados Whole Foods.

O objetivo da startup que tem como foco alimentos à base de plantas, é comercializar o NotMilk, o leite vegetal que possui duas versões: Whole (integral) e 2% (semi).

A chegada do produto nos EUA deve ocorrer nos próximos dias e estará disponível em mais de 460 lojas da rede americana que pertence à Amazon.

Parceria antiga

Esse encontro não é por acaso, a parceria com o Whole Foods tem outra explicação. O presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, no ano de 2019 participou por meio de seu fundo de investimento pessoal de uma rodada de investimentos da startup no valor de US$ 30 milhões.

Os produtos da NotCo (Not Milk, NotMayo, Not IceCream e NotBurger), chamaram atenção de Bezos pela inovação. Eles são criados através de um algoritmo chamado Giuseppe que usa inteligência artificial para analisar ingredientes e sugerir receitas compatíveis usando base vegetal.

Este segmento também atraiu muitas startups brasileiras, principalmente no ramo de carnes de origem vegetal. Até mesmo a NotCo enxergou uma necessidade de expansão no mercado brasileiro e em 2019 trouxe ao Brasil produtos variados como sorvete de origem vegetal, burguer e maionese.

Outras startups também ganharam espaço e valor de mercado conquistando inclusive expansão internacional.

Em busca da melhor fatia

Em 2019 a Fazenda Futuro lançou um produto inovador: um hambúrguer vegetal com gosto, textura e aparência de carne animal, para não deixar os amantes de opções de carnes vegetais com nenhum tipo de vontade.

Atualmente, grandes e tradicionais frigoríficos entraram nessa competição pela busca da sua fatia do filé (vegetal).

A pandemia trouxe essa ideia de reduzir a produção de carne animal, já que a exploração de animais e o alto consumo de carne podem ser responsáveis por induzir novas pandemias.

Ao mesmo tempo, estudos mostram o aumento de pessoas com interesse em produtos de origem vegetal, como uma pesquisa realizada em 2018 pelo The Good Food Institute em parceria com a Snapcart apontou para a existência de 60 milhões de consumidores de proteínas vegetais só no Brasil. Outro estudo realizado pela DuPont a respeito de produtos vegetais revelou que 67% dos brasileiros têm interesse em opções desse segmento.

Neste novo percurso, um dos maiores desafios é diminuir a diferença de preço que os separa dos alimentos de origem animal além de um marco regulatório, já que o setor é novo e ainda precisa ser estruturado pois não possui incentivo para pesquisa, regulação, muito menos tributação.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

3 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

7 meses ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

7 meses ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

11 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

11 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

1 ano ago