Todos os anos, o mercado de moedas criptográficas cresce em popularidade. Muitas pessoas mantêm os seus investimentos sob a forma de moeda criptográfica. A сomprar Ethereum, Bitcoin e outras moedas tornou-se muito fácil e rápida. As transferências através de redes de moedas criptográficas estão também a tornar-se cada vez mais populares.
Em 2020, a mineradora Vale realizou sua primeira venda de minério de ferro utilizando a tecnologia blockchain. Tratava-se de um carregamento de 176 mil toneladas do produto Brazilian Blend Fines (BRBF). Desde então, as apostas no crescimento de novas tecnologias para a comercialização de seu minério de ferro não pararam.
A empresa segue a passos largos rumo à digitalização do processo de vendas, visando trazer inovação para as transações que normalmente demandam um grande uso de papel. Neste ano, a mineradora lançou um canal de vendas por meio do aplicativo WeChat.
O Mini Programa WeChat de Transação Spot de Minério de Ferro da Vale entrou oficialmente no ar na China em 23 de abril e concluiu oito transações até agora, com a venda de 71 mil toneladas de seu produto BRBR (Brazilian Blend Fines).
As transações a partir da tecnologia blockchain são ainda mais volumosas, e superaram quase 300 mil toneladas. Se compararmos esses volumes negociados através de meios digitais, perceberemos que eles ainda são baixos em relação à produção de minério de ferro da companhia. Só para este ano, a previsão é de que a mineradora produza de 315 milhões a 335 milhões de toneladas, no entanto, há projeção, para os próximos anos, de crescimento para tais transações.
A consultoria Accenture apontou em uma pesquisa recente, que as próximas tendências das indústrias de mineração e metais com perspectivas de retornos bilionários incluem a digitalização e adoção de plataformas e-commerce.
Uma grande concorrente da Vale, a anglo-australiana Rio Tinto, também faz uso do aplicativo WeChat para vender minério e se beneficia da simplificação de processos trazidos pelo WeChat, operado pela Tencent Holdings.
Um aplicativo muito usado na China que começou como um serviço de mensagens. O WeChat hoje conta com mais de 1 bilhão de usuários no mundo e tem funções que vão desde o pagamento de contas de serviços públicos até pedidos de comida.
Para a Vale, a utilização deste aplicativo visa abraçar a tendência de digitalização que oferece maior transparência, eficiência e segurança para a empresa e seus clientes.
O uso da tecnologia blockchain também está avançando através da companhia. Esse tipo de artifício permite segurança e transparência de ponta a ponta, com visibilidade em tempo real da documentação para todos os participantes, além de reduzir consideravelmente o volume de papéis utilizados e e-mails, e possibilitando uma melhor experiência de usuário com o acesso a uma solução única.
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