ERP

5 sinais de que sua empresa está pronta para ERP

Há várias formas de perceber se este é o momento certo para pensar em um ERP: vendas baseadas em suposições, sem números concretos, demora na correção de finanças, problemas em acompanhar a satisfação do cliente, enfim, os problemas de cada empresa são muito particulares, mas sempre há sinais de que chegou a hora de implantar um novo ERP.

Mas, o que é um ERP?

Se você ainda não entende muito bem vamos lá: o ERP ou Enterprise Resource Planning é uma grande aplicação ou software que automatiza os processos da empresa e permite definir parâmetros e particularidades disponibilizando insights e controles internos. Sua base é o banco de dados principal que angaria informações de departamentos como por exemplo, contabilidade, manufatura, vendas, recursos humanos e marketing.

Ou seja, se todas as informações estiverem dentro de um banco de dados central, é mais fácil visualizar departamentos e analisar diferentes cenários, descobrindo assim o desenvolvimento de processos. Isso resulta em economia de despesas e mais produtividade, pois as pessoas não perderiam tempo procurando dados.

Para resumir: o ERP é feito para atender às demandas do negócio e pode ser considerado uma ferramenta vital para empresas de todos os tamanhos e setores, já que pode ser configurado e precificado para atender diferentes tipos de demandas.

Agora, como saber se está na hora de aderir a este sistema, que ajuda a unificar pessoas, tecnologia e processos de negócios? Aqui vão cinco sinais para abrir seus olhos:

·         Falta de automatização e simplificação de trabalho

Quando os trabalhos demoram ou são feitos manualmente dentro de uma empresa, há mais risco de erros. Através dos sistemas de ERP, é possível automatizar tarefas e simplificar processos para economia de dinheiro, tornando todo o caminho mais eficiente.

Eles podem ser utilizados por exemplo, para rastrear contas a receber, coordenar fluxos de trabalho entre diferentes departamentos, fazer pedidos de vendas, alocar estoque para pedidos de vendas e enviar faturas por e-mail.

·         Falta de um programa central

Se você investe em vários tipos de software, bem como em sistemas para ajudar a sua empresa a funcionar: esse método pode ter efeito contrário, já que a pressão sob os trabalhadores para utilizar aplicativos diferentes e vários procedimentos pode fazer com que eles acabem desperdiçando tempo.

Além do mais, com um software de planejamento de recursos empresariais centralizado, há um menor risco de copiar informações e todas elas podem ser disponibilizadas em tempo real.

·         Informações comerciais vitais de difícil acesso

Os negócios podem ser prejudicados caso os trabalhadores não tenham acesso direto aos dados necessários: sejam informações de clientes ou de outros recursos necessários para operações diárias: um sistema de última geração pode facilitar o acesso de funcionários ao conteúdo considerado vital, sem que haja demora.

Isso também vale para os executivos, que podem ter uma visão integral das operações da empresa a qualquer momento, e até para o setor de vendas, por exemplo, que pode acessar o histórico de transações de um cliente com apenas um clique de mouse.

·         Queda de vendas e insatisfação de clientes

A queda no número de vendas ou o aumento da insatisfação do cliente é um chamado para atenção! Instalar este tipo de tecnologia no momento em que as coisas não parecem ir muito bem pode trazer vantagens e fazer com que o seu comprador tenha acesso ao seu serviço através do aplicativo instalado e operações funcionando sem maiores problemas.

·         Sistemas de Tecnologia da Informação Defasados e Complexos

Quando a empresa faz uso de sistemas de tecnologia da informação complexos e desatualizados, há grandes chances de frustração entre os funcionários.

Por isso, é preciso escolher bem um ERP, que torne um sistema complexo de tecnologia da informação mais fácil e reúna todos os detalhes que uma empresa precisa em um só lugar. Isso fará com que as empresas consigam responder às alterações com rapidez.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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