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Dropshipping: Qual o segredo dessa modalidade de venda?

Dropshipping é um modelo de negócios em que o lojista vende sem possuir estoque próprio, atuando como um intermediário que expõe os produtos e repassa os pedidos para o fornecedor, e este será o responsável por enviar a mercadoria.

Por meio dele, é possível criar negócios por meio de investimentos acessíveis tanto dentro quanto fora do país.

O e-commerce veio para ficar e oferece diferentes modalidades de negócios, algo que facilita a vida do empreendedor e traz muitos benefícios para os consumidores, e uma das maneiras de trabalhar com o e-commerce é por meio do dropshipping.

Imagem: Freepik

Qualquer pessoa que queira vender pela internet por meio de um modelo de negócios rentável e fácil de administrar pode optar por essa solução.

Com ela, o empreendedor cuida da intermediação das vendas, ao passo que o trabalho com o estoque e a logística das entregas são de responsabilidade dos fornecedores dos produtos vendidos.

Esse formato ganhou muito destaque nos últimos anos, mas antes de investir, é fundamental entender como ele funciona e se realmente vale a pena.

Neste artigo, será possível entender o conceito de dropshipping, como ele funciona e quais são suas vantagens e desvantagens.

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócios que se refere às vendas online, sem que para isso o vendedor precise ter os produtos em estoque. Na verdade, ele utiliza o estoque de terceiros, mais especificamente dos fornecedores.

O site funciona como uma vitrine online que expõe os produtos vendidos por marcas nacionais, internacionais ou ambas. Sua função é intermediar a compra, ou seja, a relação entre a marca e o cliente.

Supondo que alguém comprou braços robóticos industriais em uma plataforma desse tipo, o vendedor vai enviar o pedido para o fornecedor, e este vai se encarregar de mandar a mercadoria para o cliente.

O proprietário do site recebe uma comissão pelas vendas, sem que para isso seja necessário ter um estoque próprio. Isso é muito vantajoso porque o dono da plataforma não corre o risco de ficar com produtos encalhados e que não geram lucros.

Entendendo o funcionamento

O dropshipping é um modelo de vendas que interessa para muitas pessoas, mas antes de criar o site e começar a fazer as parcerias com os fornecedores, é necessário entender como é seu funcionamento. Ele ocorre por meio das seguintes etapas:

  • Exposição da lista de produtos;
  • Realização do pedido;
  • Envio do pedido para o fornecedor;
  • Entrega do produto para o cliente.

Primeiramente, o vendedor vai importar a lista de produtos disponíveis pelos fornecedores em sua plataforma. Essas listas costumam ser atualizadas frequentemente, geralmente toda a semana ou todos os dias.

Assim sendo, independentemente de vender carimbo personalizado com logotipo ou qualquer outro tipo de produto, é muito importante manter as listas atualizadas em tempo real por meio de soluções de computação em nuvem.

Com a ajuda desse recurso, toda vez que alguém compra em uma loja que depende do mesmo estoque, o item é automaticamente removido da lista, e muitos atualizam a plataforma de vendas.

Em alguns casos, esse processo precisa ser feito manualmente, cabendo ao administrador adicionar ou remover os produtos para não correr o risco de expor uma mercadoria que não está disponível no estoque.

Então, o cliente acessa a plataforma, escolhe o produto que deseja comprar, coloca no carrinho e finaliza a compra.

As conversões são estimuladas pelas estratégias de marketing, algo que fica a cargo do proprietário da plataforma de vendas. Quanto melhor for a prospecção, maiores serão os ganhos para o site de vendas.

Depois que o cliente compra, o vendedor precisa notificar o fornecedor e enviar os dados do cliente para que a entrega seja realizada.

Existem várias soluções que dependem de recursos humanos para que a ação seja realizada, e isso pode atrasar um pouco o processo. Para evitar esse problema, a melhor coisa é investir em tecnologia.

Hoje em dia, todo tipo de empresa, como um clube que oferece aula de hidroginástica com bola, precisa contar com recursos tecnológicos que agilizam os processos e aumentam a satisfação dos consumidores.

Mas voltando ao funcionamento do dropshipping, depois que o vendedor envia os dados do pedido para o fornecedor, ele se torna totalmente responsável pela entrega.

Muitos ainda oferecem outros tipos de suporte, como atendimento ao cliente, pós-vendas, reparos e assistência técnica.

Para o vendedor, isso é muito vantajoso porque ele está totalmente isento de todos os processos que ocorrem depois que o cliente compra, e é justamente essa característica que faz tantas pessoas se interessarem pelo dropshipping.

Vantagens do dropshipping

Esse modelo de vendas online permite ao empreendedor trabalhar com uma vasta gama de produtos, desde caixa de lanche personalizada até roupas, artigos eletrônicos e por aí vai.

Mas além da possibilidade de escolher os produtos que deseja vender, o lojista também tem acesso a outras vantagens, como:

Excelente custo-benefício

Essa modalidade de vendas permite economizar com logística e infraestrutura, algo muito positivo se a estratégia for implementada do jeito certo.

É uma excelente opção para as plataformas que estão começando agora, mas que ainda não alcançaram os resultados que desejam.

Brechas no estoque podem ser complementadas por essa opção, o que aumenta o ticket médio e ainda faz o cliente voltar mais vezes.

Sem necessidade de estoque

Outro grande benefício é não ser necessário elaborar um estoque, e esse aspecto é muito vantajoso para as pessoas que estão iniciando agora e até para empresas consolidadas que querem diversificar sua atuação, sem grandes investimentos.

Ao contrário de uma empresa de aluguel de quadra de tênis que precisa cuidar de toda a tratativa com o cliente, a loja virtual será apenas uma mediadora entre os consumidores e os fornecedores.

Por essa razão, não precisa de espaço e nem armazenar produtos internamente, algo que torna o processo muito mais simples.

Grande variedade de produtos

O fato de não ser necessário ter um estoque evita preocupações com o controle interno e a logística, por essa razão, a plataforma pode inserir uma grande quantidade de produtos em seu portfólio.

Existem empreendedores que firmam parcerias com diferentes fornecedores, e com isso conseguem entregar opções variadas para os clientes. Como resultado, vai atrair um público muito mais amplo e fiel.

O vendedor não fica dependente do estoque, assim sendo, se determinada mercadoria tem mais saída, o fluxo não precisa ser interrompido.

Integração com a plataforma

A integração é algo muito importante para que as lojas virtuais consigam expandir suas vendas, só que isso depende de ferramentas e plataformas específicas e que ajudam a desenvolver o e-commerce, por meio da automação de processos.

No caso do dropshipping, uma loja virtual que vende churrasqueira gourmet a carvão pode sim integrar aos marketplaces por meio de um sistema de automação, e ao invés de lojista encaminhar manualmente o pedido, o próprio sistema se encarrega.

Como resultado, o site vai receber mais pedidos e as atividades operacionais vão demorar menos para serem finalizadas.

Desvantagens do dropshipping

Assim como qualquer outro modelo de negócios, o dropshipping também possui suas desvantagens. Uma delas é o excesso de competição, uma vez que a variedade de produtos não garante exclusividade para venda.

Existe uma grande concorrência que precisa ser vencida para que a loja consiga fazer boas vendas. A melhor forma de resolver esse problema é fazer como uma empresa de laudo de insalubridade e itcat: investir em marketing.

As margens de lucros também são um pouco mais baixas para esse segmento, tendo em vista que a plataforma está atuando como uma intermediária nas vendas, com isso, vai obter um lucro que fica entre 20% e 30%.

A margem de lucros também pode diminuir por conta do excesso de concorrentes, que por sua vez acaba impedindo uma precificação mais alta. Em outras palavras, para obter um bom resultado, é necessário vender muitos produtos, por um preço acessível.

Por fim, outra desvantagem é a lentidão no processo, tendo em vista que muitos fornecedores que atuam com essa modalidade estão presentes em outros países, geralmente, na China.

Para vender aqui no Brasil um vaporizador cabelo profissional fabricado no exterior, é necessário ter em mente que a entrega vai demorar um pouco mais em comparação com os produtos fabricados no país em que são vendidos.

Considerações finais

As plataformas e-commerce já se tornaram muito queridas e procuradas pelo consumidor moderno na hora de fazer suas compras.

Quem deseja ter o próprio negócio, encontra a oportunidade perfeita ao criar seu site de vendas. Para facilitar ainda mais, pode-se optar pelo modelo dropshipping e aproveitar todas as vantagens que ele pode trazer.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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