Crossmedia é uma estratégia que diversifica o conteúdo e ajuda a alcançar uma parcela maior do público. Ela é importante porque empresas e consumidores estão mudando seu comportamento por conta da convergência.
Existem diferenças entre o computador, televisão, celular e outros dispositivos do dia a dia, mesmo assim, estão se transformando em algo único, por conta de várias características que apresentam.
As pessoas podem assistir um filme no celular usando um aplicativo de streaming, inclusive, é possível assistir à programação da televisão da mesma forma.
Os usuários também estão acostumados a realizar duas ações ao mesmo tempo, como mexer no celular e assistir TV. Isso fez com que novas tendências surgissem para atrair a atenção das pessoas.
As plataformas digitais são diversas e cheias de informações e possibilidades, e é justamente por isso que as organizações precisam entender o conceito de crossmedia.
Antes de utilizá-la, é fundamental compreender sua definição, os benefícios que ela pode trazer para os negócios e como aplicá-la do jeito certo para que gere resultados para um empreendimento.
Crossmedia é uma estratégia que distribui a mesma narrativa para diferentes tipos de mídia, respeitando as características de cada uma, por essa razão, pode ser aplicado por meio de:
Essas e outras possibilidades podem ser usadas para diversas finalidades, por exemplo, quando a organização deseja falar sobre técnicas de vendas com o público por meio de seu blog e usando um vídeo disponível em algum site de vídeos.
Mesmo que o conteúdo esteja falando sobre a mesma coisa, a linguagem usada no texto do blog é diferente daquela usada no vídeo do YouTube.
Uma oficina de funilaria pode contar com essa ação porque ela vem sendo usada no marketing desde 1990, tendo em vista que desde aquela época já era possível criar campanhas e produções que utilizavam diferentes mídias de transmissão.
Por exemplo, um jogo de futebol, desde muito tempo, pode ser transmitido na TV e no rádio. O conteúdo é exatamente o mesmo, mas a linguagem usada é diferente para respeitar as características da mídia escolhida.
Essa estratégia também é conhecida como marketing 360, em que a narrativa adotada em uma estratégia leva o consumidor de um ponto a outro.
É algo que acontece com o usuário que muda de mídia, como aquele que estava consumindo um livro em formato de vídeo. Outra possibilidade é mudar de canal, como quando alguém acessa uma informação no tablet e visualiza o mesmo conteúdo em texto.
Existem muitos motivos que levam um fabricante de placa de mesa personalizada a adotar essa estratégia de marketing, afinal, a sociedade de consumo está muito ativa e em um movimento constante.
Um dos principais aspectos dessa estratégia é a identificação. Uma pessoa que está acostumada a acompanhar produtos online e se depara com um display dentro de uma loja física, vai se lembrar das informações que encontrou ao fazer uma pesquisa.
Isso faz com que o produto fique em evidência e é possível encontrar um aumento entre o público do empreendimento, tendo em vista que o crossmedia aumenta o nível de interatividade, engajamento e alcance da marca.
Todas as organizações precisam se conectar com seu público em todo tipo de mídia que utiliza durante suas campanhas.
Em um primeiro momento, as ações podem parecer custosas, mas a verdade é que essa ação é possível para negócios de qualquer porte e qualquer segmento.
Existe a possibilidade de adaptar as ideias de uma campanha de nível nacional para um projeto em uma região específica e de acordo com as estratégias de mercado da corporação.
A marca pode direcionar suas propagandas digitais para atender sua região, por meio da criação de QR Code interativo dentro da loja física, que vai interagir com TVs e jornais locais, e com isso criar sensação de familiaridade.
Mais do que estampar as informações que a marca deseja transmitir para os clientes, uma empresa especializada em abertura de cofre digital pode usar informações em outras mídias para que o público entenda seus serviços.
Uma empresa pode publicar o mesmo conteúdo em seu blog, canal de vídeos e em outras redes sociais. Mas para que essa prática realmente funcione, de nada adianta publicar o mesmo assunto em todos os canais da marca.
É fundamental saber estimular o público em diferentes plataformas, fazendo com que elas se complementem. Nesse sentido, a primeira coisa que precisa ser feita é definir um objetivo para a estratégia.
Após definir a estratégia, uma empresa de areia lavada média deve planejar de que maneira a ação será adotada e as plataformas que vai utilizar nesse processo.
É preciso levar em consideração o público-alvo e as características da persona do negócio para investir em segmentos que realmente façam sentido para o sucesso da iniciativa.
É fundamental que as ações possam garantir o engajamento do consumidor para que ele continue se relacionando com a organização, por meio de um dos conteúdos disponibilizados por ela.
As empresas podem usar diferentes tipos de mídia para implementar sua estratégia de crossmedia, e dentre as principais opções estão:
As redes sociais são as principais plataformas para fazer crossmedia e elas se tornaram algo muito valioso para o marketing digital, tendo em vista que favorecem as interações.
Esses canais têm muito poder para levar conteúdo para as pessoas, e por permitir a integração entre as redes, as ações são ainda mais vantajosas. Mas o negócio precisa considerar os efeitos que cada uma delas pode desencadear.
É assim que um fabricante de escada em mármore travertino vai conseguir divulgar seus produtos para as pessoas certas e que realmente têm potencial para se tornarem clientes.
Os canais de mídia tradicionais, como televisão, rádio, jornais e revistas, continuam com muitos adeptos, e é justamente por isso que as propagandas ainda trazem retornos positivos.
Os comerciais de TV custam muito caro, mas se o negócio tiver um bom planejamento financeiro, consegue encontrar outras fontes de divulgação.
É válido ressaltar que existem muitas opções de horário, mas a escolha vai depender das características do público e do tipo de produto ou serviço que está sendo divulgado.
Primeiro a organização deve compreender seu público e verificar quais são suas necessidades. Por outro lado, o rádio é uma opção mais barata, mas que precisa ser bem planejada para atingir uma boa quantidade de ouvintes.
Geralmente, os horários de pico costumam ter mais audiência porque as pessoas estão no trânsito, indo ou voltando do trabalho, e por isso costumam ouvir rádio enquanto estão dirigindo.
Assim como o letreiro acrilico, o outdoor chama muito a atenção das pessoas, por isso, é uma das principais estratégias de visualização direta.
Ao fazer esse tipo de anúncio, a empresa deve investir em textos sucintos, tendo em vista que os motoristas e pedestres não têm muito tempo para ler conteúdos extensos dessa forma.
Faz muito mais sentido investir no apelo visual, recorrendo a outras mídias que vão detalhar o produto ou serviço oferecido.
Outro aspecto fundamental para que essa estratégia funcione é a localização. Quanto mais movimentada for a região onde o outdoor está, mais impacto ele será capaz de provocar.
Se a intenção é anunciar, por exemplo, cortina persiana horizontal tecido, é importante pensar nesse canal como uma ferramenta imediata, que mostra o produto e usar uma chamada que influencia o consumidor a procurar mais informações.
Ele pode procurar o estabelecimento ou pesquisar sobre a solução na internet. Essas e outras ações mostram que o outdoor foi realmente eficaz.
A internet inseriu a sociedade na era da informação e as pessoas fazem pesquisas o tempo todo sobre os mais variados assuntos. É justamente por isso que o marketing de conteúdo cresceu e se popularizou.
O blog é um canal informativo que trabalha de maneira independente, atende nichos específicos e consegue alcançar uma boa parcela do público.
Além de ter sua própria plataforma, uma empresa de selador parede umidade pode fazer anúncios nesses canais, uma ação mais barata do que a mídia tradicional, mas que é capaz de impactar uma audiência segmentada.
Hoje em dia, é muito importante para a marca estar presente nos principais canais de comunicação, dentro e fora da internet. A concorrência é muito grande e ela deve se manter na mente dos consumidores.
O crossmedia oferece diversas maneiras e canais para fazer isso, e é assim que melhora a comunicação e a divulgação do negócio, seus produtos e serviços. A marca sempre estará no dia a dia do consumidor.
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