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Vender online: manual do que se precisa saber para começar do zero

Diversos fatores têm modificado as dinâmicas comerciais nos dias de hoje. Por essa razão, entender como vender online acaba sendo um dos principais imperativos para as empresas que desejam sustentar boas práticas neste âmbito.

As dinâmicas digitais têm aprofundado uma série de relações e proporcionado algumas ferramentas inovadoras para a atuação das marcas e, também, das relações interpessoais.

Isso, por sua vez, acarretou em uma mudança de paradigma radical nas relações humanas e, em grande medida, em relação ao mercado.

O que antes poderia ser representado por vendas em localidades físicas, agora, muitas vezes, sequer acaba sendo considerado.

Se um cliente quisesse comprar um ar condicionado split 110 volts, ele teria que sair de casa para ir até uma loja e, muitas vezes, levar esse produto em seu carro.

Essa dinâmica vai desde fatores maiores como esse caso até, em outra instância, produtos do dia a dia e de consumo menos complexo.

Muitas pessoas já passaram pela experiência de ter que ir em uma farmácia comprar algum remédio específico.

No entanto, hoje em dia, essa dinâmica tem sido cada vez mais substituída pelas compras em ambientes digitais. Ou seja, o pedido é feito por intermédio de um site e um entregador leva o produto até a casa do cliente.

Imagem: Freepik.com

Essa é uma relação bem simples que, em grande medida, pode aumentar, inclusive, o número de pedidos de uma loja de camisa para ciclismo com bolso.

Adotar uma perspectiva digital nas empresas acabou passando de uma inovação para um imperativo fundamental.

Afinal de contas, o que não é visto não é lembrado e, quanto mais o tempo passa, maior é a visibilidade que a internet pode dar para uma marca.

Nesse quesito, há, inclusive, uma série de ferramentas que podem fundamentar uma ação muito objetiva das empresas.

Saber utilizar essas inovações em favor da empresa pode trazer uma série de benefícios importantes. Alguns deles são:

  • Visibilidades;
  • Relacionamento;
  • Segmentação;
  • Posicionamento.

Esses são alguns elementos importantes que esse tipo de perspectiva pode trazer e, por isso mesmo, é importante agir.

O primeiro ponto tem a ver com a visibilidade que o ambiente digital consegue proporcionar, uma vez que há uma série de usuários dentro de suas plataformas.

Se, por acaso, um cliente pesquisar por evento de admissão esocial, uma série de resultados irá aparecer para ele.

Esse ponto é uma forma daquelas empresas que focaram no uso dessa palavra-chave aparecerem. 

Sendo assim, a visibilidade acaba se realizando de forma muito natural, tornando-se um elemento basilar dessa relação.

Um outro ponto de realização facilitado a partir da implementação do marketing digital como horizonte estratégico é, em grande medida, o relacionamento que se pode ter com um público.

Isso se dá através de uma série de ferramentas importantes, como é o caso das redes sociais. Mas não são só elas que conseguem trazer esse elemento para o primeiro plano das relações comerciais.

Há uma série de maneiras de garantir um contato aproximado com um cliente que está dentro do ambiente empresarial.

Supondo que um usuário entrou em um site por intermédio de uma pesquisa sobre atuador elétrico rotativo, é possível já estabelecer um contato nesse momento.

Isso pode ser implementado através de um chat, por exemplo, em que o cliente irá tirar dúvidas e receber sugestões.

Além disso, a internet tem uma grande potencialidade relacionada a segmentação de conteúdos e anúncios.

Essa realização é compreendida a partir de uma série de usuários que, diariamente, povoam os mecanismos de busca e as redes sociais.

Torna-se importante, portanto, entender como usar cada uma dessas ferramentas para que a comunicação seja o mais assertiva possível.

Por fim, uma das grandes vantagens que a perspectiva digital traz é o posicionamento que uma marca pode ter.

Isso pode ser realizado a partir de uma série de conteúdo ou perspectivas postadas em redes sociais.

Seja como for, essa é uma maneira de garantir que haja uma memória do público de um determinado segmento.

Afinal de contas, uma empresa que presta o serviço de outsourcing de impressão e tem um bom posicionamento pode, em grande medida, virar referência em seu segmento.

O que é marketing digital?

Antes de se compreender como vender dentro do ambiente digital, uma perspectiva que não necessariamente tem a ver apenas com esse tipo de recurso tem que ser esclarecida. 

O marketing digital, nesse sentido, surge como uma forma de utilizar esses recursos inovadores para trazer a empresa para o seu mercado.

Dispondo da grande capacidade que as plataformas têm de aglutinar usuários, esse tipo de implementação tem a capacidade de orientar ainda mais a comunicação.

Algumas de suas representações mais importantes estão relacionadas à suas perspectivas inbound. Ela, por sua vez, se realiza a partir de uma espécie de inversão de polos com o marketing tradicional.

Enquanto um está preocupado com a interrupção e geração de desejo, o outro, em grande medida, se preocupa em atrair clientes a partir de suas aspirações.

Sendo assim, se houver uma pesquisa referente a limpeza de vidros, esse é o momento em que o inbound marketing irá agir.

Conceito de vendas online

Diante de uma vasta mudança de paradigmas no mundo dos negócios, certamente, o ambiente de vendas também estaria sob essa perspectiva.

Nesse caso, houve um crescimento significativo das relações de compra dentro do ambiente digital.

Se isso, anteriormente, era apenas uma tendência, agora, tem sido cada vez mais uma realidade do mercado.

Dessa forma, é essencial que as empresas entendam que essa modificação não diz respeito apenas à transposição de metodologias analógicas para o mundo digital.

Na verdade, criou-se uma nova dinâmica que precisa, cada vez mais, ser compreendida e aplicada.

Sendo assim, o que antes dependia de um anúncio para um cliente, agora, depende da vontade do usuário.

Se uma pesquisa por kit embreagem sachs levar um usuário para a plataforma de uma empresa, a chance disso ser convertido em venda é grande.

Há, portanto, um senso de oportunidade muito maior quando o assunto é vendas no ambiente digital.

E-commerce e marketplace

Uma terminologia muito comum para atribuir ao ambiente de vendas online é, dentre outras coisas, o e-commerce.

Na verdade, mais do que um elemento a mais de comercialização, essa tem sido a dinâmica mais fundamentada nos últimos tempos.

Isso ocorre por causa da facilidade que há de produzir elementos para venda de forma digital, uma vez que há uma diversidade de softwares e espaços para que isso ocorra.

Um dos elementos centrais dessa relação reside, hoje em dia, na capacidade do marketplace alavancar uma venda.

Esses ambientes, na verdade, são espaços cedidos por grandes empresas para que outros anunciantes consigam efetuar sua venda.

A princípio, essa era uma tendência que algumas marcas específicas utilizavam. Contudo, os grandes varejistas do Brasil já passaram a produzir esse tipo de perspectiva, também.

Esse aspecto traz algumas vantagens, uma vez que ele faz com que os anunciantes estejam, de alguma maneira, relacionados a marcas de grande respeito.

Por que vender online?

Seja no setor de produtos com soluções específicas ou, em outra medida, em relação aos serviços, como é o caso de uma clínica que aposta em pesquisas relacionadas à veterinário 24 horas mais próximo, a venda online já é uma realidade.

Por isso, entender alguns de seus benefícios pode auxiliar na hora de pensar se essa estratégia vale a pena ou não.

Redução de custos

Os custos acabam sendo reduzidos porque, ao assumir uma perspectiva digital, a companhia não precisa, necessariamente, fazer uma manutenção de loja física.

Logicamente, isso vai depender de uma série de fatores, mas, em grande medida, manter um site ou as vendas em um marketplace pode representar uma economia.

Maior cobertura

Um dos fatores de grande potencialidade que a perspectiva digital trouxe está relacionada, justamente, ao impacto que se pode causar.

Afinal de contas, uma corporação que dependia do trânsito ao redor de sua loja, agora, vai depender de um fluxo de clientes que podem vir de qualquer lugar.

Reconhecimento

Além disso, se há uma cobertura maior, por mais que não haja, necessariamente, as vendas efetuadas, há uma perspectiva de reconhecimento.

Isso é fundamental porque, a longo prazo, pode gerar uma série de novas perspectivas de vendas para a empresa.

Vendendo online do zero

Começar a vender online, talvez, não seja uma tarefa fácil para quem está começando a empreender.

Por isso, é imprescindível seguir alguns passos importantes para essa realização tão importante para as empresas.

Conhecer o público

Saber o público que se está comunicando é essencial para a efetivação de qualquer relação comercial.

Esse ponto é o que irá definir quais serão as mídias e linguagens adotadas na hora de anunciar algo.

Criar uma marca

Um outro aspecto que pode trazer muita credibilidade é a manutenção de bons aspectos de marca, como um logo e uma identidade visual.

Entender como atuar

Esse é o caso de escolher qual será o tipo de atuação a ser feito. Ou seja, será preciso criar um site para empresa ou se ela anunciará em marketplace.

Logística

Vender de forma digital significa, sobretudo, ter uma boa logística para entender onde se pode ou não entregar.

Definidas as regiões de entrega, é possível entender quais serão as empresas contratadas para fazer esse tipo de entrega.

Considerações finais

Diante dos imperativos mercadológicos impostos pelo ambiente digital, tornou-se impossível ignorar as capacidades que uma venda online tem.

Por essa razão, entender seus benefícios e como implementá-la acaba sendo essencial para que boas práticas sejam realizadas.

Indo desde o conhecimento do público até a logística, esses aspectos acabam fundamentando uma possibilidade inimaginável para quem assume essa postura.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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