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Web Analytics: Como uma análise bem feita pode te ajudar a ter ações mais assertivas

Web Analytics é a análise de informações digitais que embasam as decisões, de modo que se tornem mais assertivas e melhorem os resultados da empresa.

As organizações já perceberam a importância de se basear em dados para tomar decisões, por essa razão, esse tipo de informação está cada vez mais presente e ajudam os negócios a conquistarem bons resultados no mercado de atuação.

Saber usar os investimentos de marketing de maneira inteligente é o principal atrativo para os profissionais que se baseiam em informações processadas e provenientes dos canais digitais para direcionar as decisões.

As companhias precisam medir o trabalho que realizam e o comportamento dos consumidores de maneira precisa, tendo em vista que, devido à competitividade do mercado, não sobra espaço para achismos.

Imagem: Freepik.com

As decisões do negócio precisam ser direcionadas e focadas no propósito da empresa e nada melhor do que se basear em informações concretas para alcançar a meta.

Atualmente, é fundamental que gestores e empreendedores saibam ao certo qual é o conceito de web analytics, quais são as ferramentas para realizar esse trabalho e quais são os tipos de análises que podem ser feitas.

Definição de web analytics

Todos os dias, os consumidores geram uma grande quantidade de dados por conta de suas ações e as empresas precisam fazer uma análise muito bem feita para compreender o comportamento da audiência e embasar suas decisões.

O web analytics trata justamente desse trabalho, estruturando e coletando as informações provenientes das plataformas digitais, como o site institucional, ferramentas externas de big data, entre outras, para tomar decisões certeiras.

Ao usar esse recurso, um fabricante de banqueta de madeira para barzinho tem como propósito otimizar o negócio, com base em resultados anteriores.

Mais do que melhorar as estratégias de marketing, é possível melhorar o produto ou serviço e a equipe em si, o que traz resultados excelentes para as ações adotadas.

Principais ferramentas de analytics

Existem várias ferramentas que podem ser usadas pelas organizações para acompanhar informações, e as melhores plataformas entregam métricas que ajudam a acompanhar e a potencializar o trabalho.

No entanto, existem as mais importantes e consideradas como essenciais para uma boa estratégia. São elas:

  • Excel;
  • Google Sheets;
  • Tableau;
  • Google Analytics;
  • Adobe Analytics;
  • Google Attribution.

O Excel é uma excelente ferramenta para analisar dados e é fundamental conhecê-lo para usar com essa finalidade. Esse programa ajuda a estruturar as informações e a fazer cálculos rápidos e de maneira organizada.

Também ajuda a desenvolver gráficos que trazem uma visão mais abrangente da análise, além de facilitar a apresentação para o restante da equipe.

Um fabricante de rodapé de madeira 7 cm pode usar o Google Sheets porque ele é muito parecido com o Excel, porém, trabalha com os arquivos em nuvem. Por conta disso, é mais interessante para equipes que precisam compartilhar as planilhas.

O documento pode ser acessado por todos os envolvidos no projeto, permitindo que os profissionais trabalhem simultaneamente na mesma planilha.

Pelo fato de ficar salvo em nuvem, é possível abri-la em qualquer lugar, desde que o usuário esteja conectado em sua conta Google.

O Tableau, por sua vez, é uma excelente solução para dados internos, visto que se trata de uma ferramenta completa, que traz muitas informações e permite a integração com outros sistemas.

Possui design atrativo, é ótima opção para criar gráficos e ajuda a elaborar tabelas com visual impactante.

Quanto ao Google Analytics é a ferramenta mais usada pelos profissionais que precisam acompanhar a performance do site e das estratégias digitais.

O uso da plataforma é muito simples e entrega dados completos sobre a empresa, visto que o usuário pode ter acesso a informações como visitas, tempo de permanência na página, acessos de novos usuários e outros acessos e informações relevantes.

O Adobe Analytics é bem parecido com a ferramenta do Google, só que oferece soluções para varejistas e lojistas que querem integrar o negócio com as informações digitais.

Para uma empresa de controle de acesso campinas, é uma forma de ter conhecimento completo sobre os clientes e a ter ideias mais objetivas que influenciam positivamente nos resultados.

Por fim, o Google Attribution é a ferramenta mais nova do buscador e promete revolucionar a maneira como a análise de dados do marketing é realizada.

Seu grande diferencial é reunir todas as informações obtidas por demais plataformas do Google ao mesmo tempo em que traz insights que facilitam a visualização pelos profissionais.

As informações podem ser segmentadas no funil de vendas da companhia e isso traz um detalhamento maior sobre os dados.

Tipos de análises que podem ser realizadas

Existem diferentes tipos de análises que podem ser realizadas e uma delas é a análise descritiva. Dentro dela existem dois grupos principais relacionados aos questionamentos que devem ser feitos.

No caso de uma empresa de conserto de empilhadeira, um deles tem foco em perguntas como “o que” e “qual”, e com isso conseguem ter acesso a resumos simples sobre os dados obtidos.

O propósito da análise descritiva é visualizar o significado das informações no presente para melhorar as ações do futuro.

Quando a organização pergunta o que aconteceu, consegue entender quais foram os resultados das estratégias adotadas, e isso acontece por meio de um relatório padrão que mostra um percentual.

Com base nisso, a corporação consegue entender outras perguntas e as informações que foram passadas. Também é necessário compreender qual foi a ação realizada em cada etapa e esse questionamento é feito a partir de resultados que já foram analisados.

Não se trata de um relatório periódico, mas que é feito sob demanda. O negócio também vai refletir sobre a estratégia que não teve um bom desempenho e com isso aumentar o foco nos resultados que estão por vir.

Durante esse questionamento, uma escola que oferece curso online doula vai detalhar ainda mais o relatório e entrar no processo de drill down.

Ao responder todas as perguntas anteriores, a corporação vai pensar no que precisa fazer para corrigir os erros. É aqui que serão criados os primeiros alertas e as informações para suas análises preditivas e prescritivas serão consideradas.

Esses são outros tipos de análises que podem ser feitas com o web analytics. Depois de conhecer um pouco mais sobre os dados recebidos, a companhia vai entender um pouco mais sobre o funcionamento, as estatísticas principais e seus padrões.

É como se ela pudesse prever o futuro e saber quais são as consequências de cada ação. Em primeiro lugar vai determinar o porquê determinada situação está acontecendo.

Por exemplo, se determinado conteúdo não teve um bom desempenho no blog, significa que é necessário aprimorá-lo ou simplesmente trabalhar outro tema no canal.

Nas primeiras análises, uma empresa de aluguel de plataformas aéreas percebeu a situação como um todo e conseguiu detalhar outras informações, mas ainda é necessário analisar os detalhes presentes nelas.

Ao reunir todos os outros dados, fica mais fácil enxergar que determinada ação talvez sempre tenha sido algo que não trouxe os mesmos resultados positivos que outras estratégias, portanto, é algo padrão nas ações da marca.

Para que a ação tenha uma performance melhor, a companhia precisa focar em seu problema e procurar maneiras de melhorar os próximos resultados.

É crucial saber como tudo isso vai acontecer, a partir do momento em que uma empresa de laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade sabe que precisa melhorar determinado resultado, vai fazer alguns testes.

O objetivo é descobrir o melhor jeito para alcançar a meta pretendida, mas ao saber o que será feito e quando será feito, a corporação sabe como tudo vai acontecer e começa a usar o modelo preditivo para solucionar a questão.

Isso é possível porque ela possui padrões já conhecidos, consegue prever alguns resultados e reduz consideravelmente os riscos de ações futuras.

Por fim, dentro da análise preditiva e prescritiva, uma empresa de administração estratégica de recursos humanos vai se perguntar o melhor que pode acontecer.

Com base nas questões citadas anteriormente e nas informações obtidas com os testes, a companhia consegue dar um passo na solução que pretende alcançar e chegar ao propósito estabelecido.

Existem alguns tipos de perguntas que ajudam a realizar uma análise completa sobre os dados, visto que extraem muitas informações relevantes e consequentemente geram relatórios completos.

O negócio será capaz de compreender seu presente e estabelecer métricas prioritárias que vão aprimorá-lo e tornar suas decisões mais assertivas no futuro.

Considerações finais

O web analytics é um recurso muito importante para qualquer negócio que queira melhorar suas estratégias de marketing e até mesmo seu produto e sua equipe.

Com as ferramentas certas e as perguntas ideais, é possível para a empresa chegar até a solução que procura e conseguir resultados muito melhores.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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