As datas sazonais têm datas ou eventos específicos associados a elas. É uma das definições possíveis, mas não é a única que aborda adequadamente o alcance do conceito.
As datas também podem se referir a estações, períodos ou fases, por exemplo, a frequência do cultivo de frutas específicas, como morango, carambola, caqui e afins.
Além disso, datas periódicas também são designadas como fases específicas do mercado que promovem o aumento do consumo e das compras, como Black Friday, Black Monday, Dia do Consumidor e Dia dos Namorados, Dia das Mães, por exemplo.
Independentemente da definição que se escolha, a verdade é que todas têm um destino comum, ou seja, uma semelhança: o potencial a ser explorado pelo mercado e pelo marketing.
A propriedade dessas fases para o mercado é absoluta; e não é à toa, pois mesmo uma empresa especializada em laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade utiliza esses momentos para implementar suas estratégias de marketing.
No entanto, é preciso reconhecer que, devido ao período sazonal específico, aplicar táticas específicas em uma data específica exige muito planejamento que deve ser orientado pelo tipo de negócio que se pretende participar.
Não há nenhum benefício em empregar métodos retrógrados, pois eles não levarão ao sucesso no mercado.
Assim, para aumentar o sucesso dos períodos sazonais, é fundamental realizar ações que confluem para maior entendimento, maior alcance e maior contingente de vendas.
Sua definição geral é simples de compreender, mas suas características específicas são o que a tornam única. Por isso, é importante entender separadamente as características típicas de cada tipo de período sazonal.
É possível distingui-los em categorias ou tipos, o que facilita o entendimento de como cada um responde às demandas do mercado.
As datas das promoções são nomeadas pelo seu propósito: baixar o preço de um produto ou vendê-lo por menos do que o preço médio durante o resto do ano.
A Black Friday e o Dia do Consumidor são exemplos de datas promocionais que possuem abrangência nacional no Brasil, todas as lojas seguem as práticas que ocorrem nesses dias.
Por exemplo, durante a Black Friday, uma empresa de película para redução de calor residencial transparente e um restaurante estão cientes dos potenciais benefícios desta data, pois representam, em suma, grande poder de venda e alcance.
Adicionalmente, existem períodos promocionais específicos para lojas, estes são únicos e localizados, destinam-se a promover um determinado produto ou oferecer descontos especiais.
Geralmente, essas abordagens estão associadas a grandes varejistas ou lojas multinacionais que têm capacidade de atingir um grande público.
Eles empregam inúmeras estratégias de marketing, incluindo publicidade, para promover suas campanhas. A maior parte de sua publicidade é pública.
No entanto, isso não impede que as pequenas empresas empreguem estratégias especificamente adaptadas às datas promocionais criadas por elas mesmas.
Datas comemorativas são datas que celebram, comemoram ou comemoram eventos diversos, que podem ser feriados, comemorativos e/ou festivos.
A comemoração da inauguração de uma loja com banner Juiz de Fora, por exemplo, é marcada como uma data comemorativa do tipo especial. Ora, esta celebração que pretende homenagear o Bibliotecário, torna-se uma data comemorativa e comemorativa.
É importante reconhecer que as datas comemorativas não são necessariamente celebradas como feriados nacionais. É possível utilizar várias datas como alvos de marketing, desde que a empresa que as promove possa realizá-lo.
Por isso, ao se tratar de uma empresa de roda de lixa para esmerilhadeira, o mais importante é adequar a empresa, o serviço e o produto à data prevista; ou melhor, em vez disso.
É possível discutir algumas das datas comemorativas no Brasil, que, se não todas, ainda demonstram a variedade de formas com que diferentes coisas são celebradas no país:
A lista é longa, basta examinar uma agenda ou calendário que contenha todas ou a maior parte das datas comemorativas.
Tão importante quanto entender quais as datas sazonais, é saber sua origem, e se torna fundamental utilizá-los para aumentar os resultados e entender como os diferentes tipos de datas podem ser explorados extensivamente.
Com isso, não há porque uma empresa de relógio de ponto digital com comprovante hesitar diante da possibilidade de utilizá-los para promover a venda de um produto ou oferecer um serviço. No entanto, é crucial que medidas específicas sejam tomadas.
Alguns exemplos de datas de nicho são o Dia Internacional do Hambúrguer, Dia do Professor, Dia do Orgulho Nerd, aniversário da cidade, Dia do Rock, Dia Internacional da Dança e assim por diante.
Essas datas especiais são menos conhecidas e comemoradas, mas são oportunidades para atrair e reter clientes no fundo do funil, esses clientes buscam especificamente o que tem a oferecer e provavelmente comprarão em sua loja várias vezes.
Como resultado, o marketing sazonal não depende de um feriado oficial. Trata-se de alterar suas campanhas com base em eventos e momentos significativos na história de seu público-alvo.
Posicionar a marca, promover o relacionamento com o público e, consequentemente, conquistar e fidelizar clientes é mais vantajoso do que vender acima da média em um dia. Como resultado, campanhas que realmente abordam o momento atual e o público.
Para o Dia dos Namorados é bom evitar imagens convencionais e estereótipos, em vez disso, defina uma mensagem significativa sobre o amor e tente relacionar os produtos e serviços de forma natural e orgânica.
As datas não podem ser escolhidas à noite. Eles devem estar alinhados com o propósito pretendido de, por exemplo, uma empresa de táxi para cachorro para admissão.
Neste exemplo, existem inúmeras formas de celebrar diferentes datas, porém, isso não ocorre com todos os tipos de negócios.
A previsão de recursos ajuda a entender quantos recursos serão usados por atividades sazonais. Por exemplo, investir em uma campanha sazonal da Black Friday requer gastos e/ou gastos de recursos diferentes do que investir em publicidade de fim de ano.
Assim, os recursos financeiros não estão sendo gastos em ações de marketing que não levarão a empresa a lugar nenhum e, curiosamente, juntamente com a previsão de recursos, serão utilizados analytics para estabelecer critérios de recursos necessários.
O marketing sazonal pode ser melhor executado se as parcerias estratégicas forem incorporadas a um grande número de estratégias.
Por exemplo, se os aniversários são passíveis de serem absorvidos pelas atividades de negócios com meia para reflexologia, para solidificar sua estratégia, poderia firmar parcerias com empresas que também atendem ao seu nicho.
A tecnologia pode ser uma grande aliada em datas sazonais, pois com algumas práticas e ferramentas as empresas podem estruturar processos que ajudem a impactar positivamente os resultados.
Para entender melhor sobre, algumas dicas a seguir são essenciais para qualquer tipo de negócio vender desde caixa de tomada 4×4, até contratos de prestação de serviços.
Um bom software de gestão vai ajudar a entender melhor a sazonalidade e como ela afeta o mercado. Para isso, basta analisar o histórico de vendas de cada época do ano.
Dessa forma, é possível ver facilmente quais meses estão ganhando mais ou menos e começar a se preparar adequadamente. Por exemplo, planeje o Natal e outras vendas de fim de ano quando souber que haverá alta demanda.
O software de gerenciamento pode controlar automaticamente o estoque. Dessa forma, a cada venda realizada, o produto será automaticamente baixado e quando o fim estiver próximo, o sistema enviará um alerta ao departamento de compras para evitar rupturas.
Existem também aparelhos que utilizam câmeras e sensores para detectar a falta de produtos nas gôndolas. Eles são capazes de reconhecer automaticamente quando um produto está sendo retirado da prateleira e acionar a necessidade de reposição.
Os controles financeiros são extremamente importantes para qualquer negócio, ainda mais para os sazonais. Afinal, em uma crise, é preciso continuar pagando as contas e cumprindo suas promessas.
Da mesma forma, o software de gestão é um aliado. Ele automatiza o fluxo de caixa e fornece dados precisos sobre suas movimentações financeiras, como entradas e saídas, indicando os principais custos do seu negócio.
Com ele, os empresários podem planejar corretamente o saldo de caixa sem ficar com déficit em algum momento do ano.
Não por acaso, as datas sazonais são um momento favorável para construir uma estratégia de publicidade estratégica, bem como usar o marketing sazonal.
No entanto, em vez de usar esse método desajeitadamente, é melhor entender o porquê da data e como ela pode beneficiar os negócios em primeiro lugar.
Outro aspecto conclusivo da implementação do marketing sazonal é, sem dúvida, a construção de parcerias, pois uma conexão com outra empresa relacionada a um nicho de mercado pode ajudar a moldar a estratégia geral.
A competição por esses festivais, aniversários ou datas especiais é altamente conflituosa entre as grandes empresas e exige um planejamento cuidadoso.
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