Marketing

6 aplicativos que vão te ajudar em sua estratégia de Marketing

Toda empresa deseja aprimorar seu desempenho, atrair novos clientes e alcançar o sucesso. É importante reconhecer que uma boa estratégia de marketing é crucial para atingir esses objetivos.

Além de serem cruciais para o desenvolvimento e otimização de soluções de negócios e atendimento das necessidades do público-alvo.

Mas qual é o propósito do marketing? Resumidamente, são todas as ações realizadas por uma corporação para promover sua marca, produto como um rack 19 polegadas 12u ou serviço, com o objetivo de garantir que os clientes corretos cheguem a ela.

É evidente que isto não é tão simples como parece. É necessário um acompanhamento constante para garantir que todos os resultados pretendidos são alcançados, seja através da implementação de novas iniciativas ou alterações nas existentes.

Com um bom planejamento, até mesmo empresas que vendem um ferro de passar industrial com caldeira podem ter sucesso em atingir o público qualificado para aumentar as vendas de forma muito mais consistente.

Mas para isso é preciso ter foco nos objetivos em que o negócio precisa atingir, dessa forma, será possível escolher um conjunto de estratégias que façam sentido para a empresa alcançar o resultado que almeja.

Porém, para que uma nova fabricante de tela de ferro para cerca tenha sucesso em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso entender a fundo qual a real importância do marketing para um negócio e como utilizar essas estratégias.

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A importância de fazer marketing para um negócio

Muitas empresas iniciam seus empreendimentos sem reconhecer o valor do marketing. Assim que iniciam suas operações, percebem que é preciso divulgar os produtos, atrair clientes e construir um relacionamento com eles.

Outra ocorrência comum é quando o marketing tem um plano, mas os conceitos estão apenas na cabeça do gerente. O restante da equipe simplesmente segue ordens sem saber o destino pretendido pela empresa, nem o propósito de suas ações.

Em ambos os casos, a probabilidade de resultados ineficazes é alta. É aqui que se concretiza o valor de um Plano de Marketing, que define um caminho comum a seguir pelo marketing para alcançar resultados relevantes dentro de um prazo especificado.

Em vez de conceitos vagos, o marketing agora tem instruções precisas sobre o que buscar, o que monitorar e quais estratégias empregar. Isso facilita a colaboração para os objetivos maiores do planejamento estratégico da empresa.

No entanto, o Plano de Marketing não se destina apenas a executivos, CMOs ou gerentes. O documento deve servir de guia para toda a equipe, que entenderá suas responsabilidades e como seus esforços podem contribuir para os objetivos da empresa.

A partir dessa organização de estratégias e coordenação da equipe, o Plano de Marketing também tem outras funções:

  • Criar embasamento para a tomada de decisões;
  • Evitar desperdícios de recursos;
  • Melhorar a comunicação interna;
  • Aumentar a motivação dos colaboradores;
  • Integrar equipes com mais facilidade;
  • Mapear cenários;
  • Identificar boas oportunidades de negócio;
  • Gerar resultados de curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, é importante que empresas como as que atuam com ponte rolante manual entendam que um plano de Marketing é mais do que apenas um documento e sim uma ferramenta eficaz que pode ser usada para aprimorar o gerenciamento de marketing.

Aplicativos para ajudar no marketing

Para quem deseja alavancar as campanhas de marketing de um negócio, seja o próprio dono de uma empresa que realiza aso exame laboratorial ou um profissional de marketing, é importante se atentar aos aplicativos que podem auxiliar nessa empreitada.

Esses aplicativos podem ser verdadeiros salva-vidas quando o assunto é atuar com marketing, e por isso a lista a seguir é indispensável.

1. Aplicativo Pocket

Pocket é um agregador de conteúdo que facilita o armazenamento rápido de qualquer tipo de informação. É ideal para guardar artigos, imagens, vídeos ou qualquer outro conteúdo que queira ler ou ver mais tarde.

Ele facilita a sincronização de dispositivos como celulares, tablets e computadores, além de redes populares como Facebook, Twitter e Pinterest. Isso facilita o retorno ao conteúdo quando e onde quiser, mesmo quando não estiver online.

2. Aplicativo Trello

O Trello é um aplicativo que possui uma abordagem mais simples para o gerenciamento de tarefas que facilita uma abordagem mais visual do trabalho.

Facilita a organização do que precisa ser feito através de painéis móveis, isso facilita o controle da próxima tarefa.

Além disso, tudo o que é feito no aplicativo é armazenado na nuvem, o que permite que todos os dispositivos tenham sempre a versão mais recente.

3. Aplicativo Marketing by Hubspot

Destina-se principalmente a empresários ou entusiastas de métricas que estão sempre em movimento. Seu principal objetivo é monitorar o desempenho da campanha, controlar perfis de leads, publicar conteúdo em mídias sociais e monitorar e-mails enviados.

Além disso, esta ferramenta fornece um painel acessível por meio de um widget na tela inicial do próprio smartphone, o que facilita ainda mais a usabilidade.

4. Aplicativo Evernote

O Evernote é um aplicativo que facilita a organização de diferentes notas comumente usadas em nosso dia a dia, essas notas são agrupadas como texto, listas, fotos, áudio, vídeo, PDFs e capturas da web.

É um bloco de notas digital no qual os profissionais podem confiar para evitar se perder na vasta quantidade de informações. É benéfico para empreendimentos profissionais e pessoais.

5. Aplicativo Buffer

O Buffer é uma ferramenta valiosa para disseminar conteúdo e obter análises em várias plataformas de mídia social simultaneamente, incluindo o popular Twitter, Facebook e LinkedIn.

Por meio dele, também é possível compartilhar informações de outros aplicativos como Flipboard, Evernote, Pocket, Instapaper, Pulse, Feedly, Google Currents, entre outros.

6. Google Drive

O Google Drive é um armazenamento de arquivos que oferece 15 GB de espaço livre, o que facilitará a produção colaborativa de muitos projetos em um nível superior.

Ao incluir todos os colaboradores da sua equipe em uma pasta, por exemplo, será possível compartilhar conteúdo em tempo real com todos os envolvidos sem precisar enviar arquivos um a um.

Plano de marketing: estratégias para fazer um

Existem inúmeras estratégias de marketing que podem atingir diferentes objetivos. E compreender alguns dos mais significativos, principalmente relacionados ao Marketing Digital é fundamental.

Dessa maneira, as empresas podem atingir objetivos com muito mais facilidade e conseguir entender como as diversas estratégias ajudam a obter resultados.

Para marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo baseia-se na produção de conteúdo relevante, que atenda às preocupações dos consumidores e atraia seu interesse para se aproximar da marca.

Essa abordagem promove autoridade na Web, aumenta o conhecimento da marca e gera vendas para marketing.

O marketing de conteúdo emprega estratégias de SEO que melhoram a visibilidade dos sites nos buscadores, assim como em outros canais, vide blogs, mídias sociais e e-mail. Normalmente, é um dos principais componentes da estratégia de inbound marketing.

Assim, quando alguém pesquisa “reforma de sofá perto de mim”, pode encontrar uma empresa especializada em prestar esse tipo de serviço.

Estratégias de marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento são táticas que acompanham o consumidor em todo o processo de compra. Para manter sua proximidade, a empresa disponibiliza conteúdos relevantes, promoções exclusivas e abordagens personalizadas.

Geralmente envolve canais de mídia social, e-mail marketing e grupos exclusivos (Facebook, WhatsApp), além de um sistema de CRM, que coleta e armazena informações sobre interações de leads.

Também costuma ser incorporado às estratégias de inbound marketing, durante a fase de nutrição de leads, esse objetivo é estreitar o relacionamento com eles e torná-los mais maduros na decisão de compra.

Estratégias de marketing para redes sociais

Existem mais estratégias de marketing disponíveis para todas as empresas nas mídias sociais, principalmente aqueles que vendem produtos, como um papel de parede masculino.

Com maior poder e escopo, plataformas de mídia social como Instagram e Facebook tornaram-se mercados reais: anúncios patrocinados são apoiados por táticas eficazes de marketing por e-mail hoje.

Além disso, esses canais são vitais para a divulgação de conteúdos e outros materiais de marketing, principalmente aqueles de maior apelo visual, como listas, notícias, quizzes, infográficos e buzz content.

O mesmo vale para serviços, como um serviço de cozinha planejada com bancada proposto com uma empresa especializada em decoração de casas e apartamentos.

Essa abordagem é importante para modificar o título do conteúdo para mídias sociais, pois o objetivo principal deve ser chamar a atenção para o conteúdo, criar uma descrição atraente e incentivar a participação do público.

Considerações finais

As estratégias de marketing são diversas e, com diferentes abordagens, têm efeitos benéficos para o negócio, principalmente ao longo do tempo.

A maioria das empresas utiliza táticas de marketing para se destacar no mercado e aquelas que desejam ser bem sucedidas precisam traçar bons planejamentos para o setor de marketing. Portanto, com as dicas acima, será possível atingir bons resultados.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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