A criatividade é necessária para que com o tempo as ideias não deixem de surgir e acabe surgindo algum tipo de bloqueio criativo, então buscar formas de despertar essa criação é necessária.
Sabe-se que a criação de conteúdo é muito importante para as empresas que criam as estratégias de marketing. Ainda mais uma empresa de serviços de manutenção predial, por exemplo, que necessita que a criatividade esteja sempre disponível.
Afinal, sem criatividade não tem como as empresas desenvolverem conteúdo para as suas redes sociais, o que pode acabar prejudicando muito todas as estratégias de marketing.
Ser criativo pode ser um sinônimo de inovação. E para os profissionais de marketing digital, a criatividade é um instrumento fundamental, como foi afirmado antes. O trabalho de criação, desde os conteúdos até as vendas para a empresa, necessita da criatividade.
Então, é evidente que os colaboradores do setor de vendas de um negócio que trabalha com automação hidráulica industrial devem a todo momento estimular a sua criatividade, visto que para convencer um cliente a comprar é necessário ter muita criatividade.
E falar em criatividade é se posicionar quanto a capacidade de uma pessoa de criar e pôr em ação as ideias inéditas. Bem, de nada importa a ideia se esta não for posta em prática. Por isso, se surgir a ideia é necessário que ela seja colocada em prática de imediato.
Os profissionais podem até ficar preocupados pois não nasceram com esse dom de ser criativo, porém a criatividade não é um dom, mas é uma habilidade que pode ser mais trabalhada ao longo do tempo, e com isso ela pode florescer rapidamente.
Sendo essa uma habilidade, e não um dom, como muitos pensam, ela está ligada à grande capacidade de inventar coisas inovadoras. Assim, é mais do que possível se tornar um profissional mais criativo no decorrer do tempo.
Assim, uma empresa que trabalha com monitoramento de carros por gps, por exemplo, com o tempo pode desenvolver em seus funcionários essa habilidade criativa.
Com o tempo, a criatividade foi se tornando muito importante no mercado de trabalho. De acordo com um relatório da Future of Work, publicado em 2018 pelo Fórum Econômico Mundial, ela é a terceira habilidade mais fundamental para se ter em um negócio.
As pessoas criativas têm uma diversidade de repertório, além da capacidade de se inovar por meio dos momentos de complicações. A maior causa da falta de criatividade, segundo pesquisas, é a falta de estímulos no dia a dia, como ter uma rotina muito restrita.
Sendo assim, por isso que uma empresa de troca de segredo de fechadura, por exemplo, pode tentar fazer a rotina de seus funcionários serem mais leves, o que pode fazer com que a criatividade deles surja com o tempo.
Criatividade: o que é?
Na antiguidade, a criatividade é tratada por vários pensadores e filósofos como um dom direcionado só para algumas pessoas. Os escolhidos tinham a capacidade de receber a grandiosidade, como uma mensagem divina.
No entanto, pode-se dizer que, longe de qualquer misticismo, todas as pessoas têm a capacidade de ter criatividade. Quando crianças, a criatividade é algo muito natural. É parte fundamental do crescimento e do desenvolvimento das crianças.
Faz parte da evolução também a colocação de limites e diretrizes, assim como a influência de pessoas mais próximas. Apesar do medo de errar e fracassar, é o pior dentre todos os limitadores de potencial criativo.
Errar faz parte de todo o processo de evolução da criatividade. É melhor ter várias ideias, para algumas delas estarem totalmente erradas, do que estar sempre certo de não ter ideia nenhuma.
Para entender como estimular a criatividade é necessário sair da zona de conforto. Explorar as novas realidades, pensar fora da caixa e se expor aos novos estímulos. Só desse modo pode-se entender bem como estimular a criatividade.
Importância de ter criatividade
As empresas devem estar pensando no poder da criatividade para o marketing. E elas não estão erradas. No entanto, pode-se pôr que ser criativo é uma enorme competência, dando vantagens a muitas camadas.
Só para exemplificar bem, podem-se pontuar certas áreas em que ser criativo é de fato um diferencial:
Resolver problemas
O desenvolvimento de novas soluções está profundamente conectado à criatividade. Ter um profissional criativo vai possibilitar que o desenrolar seja diferenciado para um momento de crise.
O investimento quando é bem pensado no bem-estar dos funcionários e na sobrevivência da própria empresa pode solucionar muitos problemas.
Maior produtividade
Todos os funcionários ou funcionários tem um potencial criativo. E cabe aos líderes despertar as competências. Um time valorizado tende a ter bons resultados produtivos. O engajamento é fundamental para o crescimento empresarial.
Maior satisfação e menos erros
A comunicação que está alinhada e de duas vias vai favorecer a valorização e satisfação de todos os funcionários.
Pensar nas estratégias criativas para o desenvolvimento do trabalho vai reduzir os possíveis erros e insatisfação. Proporcionando um ótimo rendimento por parte dos times.
Ter uma visão do futuro
Por mais que a inovação esteja ligada a um conceito mais tecnológico, ela pode estar dentro de um negócio como a definição de criatividade. Estar focado nas tendências e transformações do mercado é pensar de forma criativa quanto ao futuro do trabalho.
7 dicas para estimular a criatividade
Ser mais criativo engloba pôr o cérebro para trabalhar e agir para desbloquear o caminho da criatividade natural, possibilitando assim que a empresa a desenvolva. E, também, há algumas outras formas para estimular a criatividade:
- Sair de fato da zona de conforto;
- Explorar todos os sentidos e observar o mundo;
- Falar com as pessoas;
- Descansar mais;
- Colocar as ideias no papel;
- Desenvolver e não ter medo de errar;
- Pesquisar vários assuntos.
Essas são as dicas que até um negócio de serviço de vigilante pode utilizar para que os funcionários possam desenvolver a criatividade.
Redes sociais e a sua importância
Tanto do ponto de vista pessoal quanto do profissional as redes sociais são essenciais, porque elas transformaram totalmente a forma com que as pessoas se comunicam entre si.
Elas possibilitam agilidade, velocidade, o que vai propiciar uma comunicação horizontal, bem mais direta entre consumidores e negócios.
Nesse movimento, as empresas necessitam aprender a falar a linguagem do público-alvo e ser ágeis de modo suficiente para responder às demandas de possíveis clientes.
Hoje, redes como o Facebook, Instagram e Whatsapp são importantes para os negócios que funcionam como e-commerce e vendem produtos e serviços. E também para um negócio que trabalha com aluguel impressora laser.
É próprio de que não há um momento exato em que os negócios passaram a ver as redes como um potencial para crescer as vendas, trata-se na realidade de uma demanda própria do mercado de empresas atual.
E atualmente, a competência de utilizar as mídias e redes sociais como parte do formato de negócio, e não só como um instrumento de comunicação, é muito importante para o futuro de uma empresa.
Impactos que têm as redes sociais
Ao usar as redes sociais, os negócios passam por alterações que impactam de modo direto os processos internos deles.
Acontece que, por causa da necessidade de ter velocidade, assertividade, confiabilidade na entrega de produtos e serviços, rastreio e segurança de dados do cliente, por exemplo, torna-se essencial planejar e executar muito bem cada fase com total responsabilidade.
Isso é um grande desafio para os negócios que querem crescer por meio da internet e não só estar nela.
Dado que é bem comum que os negócios se voltem para as redes sociais com estratégias de vendas, o que é de fato indispensável, mas não estruturam os processos internos de forma adequada.
Considerações finais
Por fim, é necessário considerar as ações nas redes como se fosse uma rotina de exercícios físicos, deve-se ter constância e uma regularidade para alcançar resultados. Para isso, é necessário que a marca trabalhe com um planejamento estratégico de conteúdo.
E é aí que é neste ponto que as empresas cometem outro erro, pois várias delas não fazem o planejamento e não trabalham estrategicamente a produção de conteúdo. Desse modo, a constância e a coerência da empresa também podem sofrer efeitos ruins.
Por isso, um negócio que trabalha com a venda de sonda nasal para alimentação deve investir muito bem para que os conteúdos sejam desenvolvidos com uma alta constância e coerência.
Com isso, percebe-se que o maior problema não é a falta de criatividade, apesar de ser também um problema, mas que, na verdade, as empresas não investem um esforço suficiente para que os conteúdos sejam bem produzidos.
Então, se um negócio que trabalha com serviço de auxílio jurídico para a alteração cnh pcd, por exemplo, precisar produzir conteúdos para as redes sociais, além de aprimorar a criatividade, deve tentar ter frequência e constância nas produções.