Marketing

7 segredos que você deve saber sobre Marketing Digital 

O marketing digital é, de fato, um termo que está sendo usado com mais frequência do que nunca. Na verdade, ele está em toda parte e as pessoas podem nem perceber. 

A humanidade chegou à era da conveniência, na qual os consumidores buscam serviços rápidos e fáceis que também devem ser facilmente acessíveis via celular, como acessos bancários, aplicativos on-line e envios de formulários. Mas o que isso significa?

Com conveniência e facilidade de acesso em mente, o marketing digital é uma necessidade inestimável para qualquer empresa que queira se manter à frente de seus concorrentes, que, às vezes, nem pensam em ser digitais. 

Mas há um fato: empresas, como as de lavagem de almofadas, estão adotando a transformação digital de seus negócios, pois há muitos benefícios, além do aumento da satisfação do cliente, por causa dessa conversão. 

Para entender completamente todos os benefícios da transformação digital, é aconselhável fazer um teste antes para saber se a empresa conseguirá aderir ao marketing digital.

A importância de fazer isso não pode ser subestimada no mundo moderno porque conseguir uma presença online exige tempo, dedicação e muitas estratégias pelo caminho.

imagem: freepik.com

Marketing digital: o que ele é?

O termo marketing digital é usado para descrever serviços de publicidade e marketing, ou seja, de divulgação em relação a marca ou seus produtos, que são realizados de forma totalmente online. 

Essa categoria tão importante do marketing atual inclui qualquer estratégia para atrair, engajar, fornecer atendimento ao cliente e reter clientes.

Os tipos mais populares de marketing digital são feitos por meio de alguns canais, como redes sociais, SEO, conteúdos educacionais, anúncios pagos, entre vários outros.

7 segredos “escondidos” do marketing digital

Não é nenhuma novidade, nos dias de hoje, que o marketing digital praticamente invadiu as empresas que fazem sala de jantar planejada ou qualquer outro negócio por conta competitividade de cada área de negócio. 

Mas há alguns segredos que nem todo mundo sabe. Eles podem ajudar a melhorar a presença online de uma marca e gerar mais receita. São dicas práticas que poucos players de mercado utilizam no dia a dia. 

E-mail ainda é muito importante

O marketing por e-mail, apesar de muitas pessoas acharem que é um canal ultrapassado, é uma das estratégias obrigatórias para qualquer tipo de empresa, como as de calibração de vidrarias volumétricas.

O retorno sobre o investimento desse tipo de estratégia chega a ser incrível se for bem implementado porque o marketing é direto para o usuário. E quanto mais personalização, falando direto ao leitor, maiores são as chances de clique, leitura e conversão. 

É uma forma simples e eficiente de alcançar o público-alvo de forma institucional e também de marketing, dependendo do tom e da ação escolhida. 

Vídeos são o que os usuários querem

Uma das estratégias de marketing digital mais eficazes atualmente é o marketing de vídeo. Os vídeos têm maior probabilidade de serem compartilhados do que qualquer outro tipo de conteúdo porque eles engajam muito nos tempos atuais. 

Em contraste com o compartilhamento de texto e imagem combinados, o compartilhamento e a chance de viralização é bem maior. 

Isso serve apenas para destacar o quão crucial é o vídeo na era digital. Começar o usar as imagens em movimento e os infográficos animados são formas essenciais para levar as estratégias para outro patamar.

SEO está em mudança constante

O algoritmo de busca do Google é atualizado várias vezes por ano. Isso significa que as empresas, como portaria condomínio residencial, precisam adaptar constantemente suas estratégias de marketing digital para garantir que suas páginas sejam visíveis.

Por meio das estratégias de Search Engine Optimization (SEO), é possível se adequar a isso. Mas é sempre interessante ficar atento em relação às mudanças do Google ao longo do tempo. Assim, a companhia não fica para trás frente à alta concorrência. 

Então, o grande segredo aqui é manter-se atualizado sobre as amais recentes do algoritmo do Google e certifique-se de que sua estratégia de marketing digital esteja sempre alinhada!

Facebook ainda é relevante

Apesar de todas as novas plataformas de mídia social que surgiram nos últimos anos estarem fazendo grande sucesso, como o TikTok e o Instagram, o Facebook ainda é extremamente relevante. 

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos no mundo, o Facebook oferece à empresa de blindagem de veículos, por exemplo, uma enorme oportunidade de alcançar seu público-alvo, sobretudo com os conteúdos em formato de post ou com mídia paga. 

A taxa média de clique nos anúncios pagos é maior na rede social criada por Mark Zuckerberg do que em outras. E isso mostra o quão é importante olhar para esta rede social com carinho.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Mais de 60% do tráfego na internet vem de dispositivos móveis. Isso só mostra como é importante para as empresas que fazem impressora uv mimaki ter um site compatível com celulares e tablets. 

Se um site não for otimizado para celular, certamente estará perdendo uma grande oportunidade de alcançar o público-alvo. 

Dessa forma, é possível garantir que seu site seja acessível ao maior número de pessoas.. Além disso, assim que forem compatíveis com esses tipos de aparelhos, os sites tendem a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa dos principais buscadores. 

Se não há certeza sobre a compatibilidade do site com smartphones, por exemplo, é possível usar ferramentas gratuitas que estão disponíveis na internet. 

Provavelmente, haverá um relatório no final dizendo onde o site pode se tornar cada vez mais compatível, oferecendo sugestões sobre como melhorar essa parte. 

Se os donos de empresas que, por exemplo, fazem uma sala de estar planejada moderna, quiserem saber mais, é possível pesquisar por si só sobre como tornar o site mais compatível com os dispositivos móveis. 

Isso pode ser feito de forma relativamente fácil com algumas dicas e truques simples de uso da escola do design responsivo, como:

  • Manter a velocidade de carregamento do site;
  • Usar, em textos, fontes de tamanho grande;
  • Imagens em tamanho favorável;
  • Textos menores para os usuários de smartphone.

Portanto, é importante se certificar de que o site seja compatível com celulares, principalmente, e também que seja fácil de navegar.

Conteúdos são chaves

Apesar de todas as novas tendências do marketing digital, o conteúdo ainda reina como uma das grandes estratégias. 

Para alcançar o público-alvo, é necessário criar conteúdo relevante e de alta qualidade que faça sentido e crie valor para a marca e para os usuários. 

Se os profissionais de marketing não sabem por onde começar, considerar a contratação de um redator de conteúdo profissional pode ajudar a criar o conteúdo perfeito. 

Esse tipo de profissional pode determinar que tipo de conteúdo terá mais compatibilidade com as pessoas interessadas no negócio, a fim de otimizar adequadamente as palavras-chave para os mecanismos de busca classificarem o conteúdo.

É preciso medir resultados

A única maneira de saber se sua estratégia de marketing digital está funcionando é por meio da medição qualitativa e quantitativa dos resultados. 

Ao rastrear o tráfego de um site, uma empresa de coleta de óleo de cozinha usado pode entender melhor as taxas de conversão e outras métricas.

Assim, é possível ver o que está funcionando e o que não está. Isso permitirá alterações necessárias para garantir que a estratégia de marketing digital seja a mais eficaz possível. 

Ademais, é extremamente relevante que os donos de negócio não negligenciem o ato de definir metas para suas próprias empresas para poder acompanhar o progresso e ver até onde chegou.

Para isso, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google e vinculada a qualquer tipo de negócio, servindo justamente para rastrear o tráfego e as conversões de um site. Dessa forma, é possível medir os resultados e colher as impressões para mudar.

Considerações finais

O marketing digital é um campo complexo e em constante mudança, mas isso não significa que não valha a pena dedicar tempo e esforço. 

Ao implementar alguns segredos que nem todo mundo sabe que existem ou que valem a pena realmente, há uma certeza de que em um certo momento se atingirá o público-alvo da melhor forma.

Então, esperar pelo acaso ou por alguma ajuda divina não irá salvar nem impulsionar o negócio. É preciso sempre ficar atento às novidades, mas mais importante que isso é tentar aquilo que já está consolidado e provado que dá certo.

Depois disso, vale a pena implementar estratégias alternativas para buscar outros públicos e crescer onde a empresa ainda não cresceu. 

Os resultados virão dessa forma e, certamente, o esforço no final terá valido a pena. Empresas e marcas precisam se dar conta desses segredos e mantras para conseguir implementar suas estratégias de marketing da melhor forma possível.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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