A comunicação é um elemento essencial para o funcionamento de qualquer empresa ou instituição, independentemente de seu segmento de atuação.
Ela está relacionada com as interações e processos de trocas e relacionamentos, pelos quais a companhia recebe, oferece e canaliza informações. É uma ferramenta que engloba a companhia em si, o público interno e o público externo.
A organização vai alcançar diferentes propósitos por meio da comunicação, como motivar, promover, integrar e gerar identificação entre as partes envolvidas, portanto, seus stakeholders.
É muito comum ver organizações que falham ao arquitetar a comunicação e isso causa problemas estruturais, como aumento da rotatividade de funcionários, perda de clientes e até danos à credibilidade no mercado em que atua.
Para evitar que essas coisas aconteçam, é fundamental entender um pouco mais sobre política de comunicação e plano de comunicação, pois mesmo que pareçam muito semelhantes, falam sobre coisas diferentes.
No entanto, a verdade é que existem muitas dúvidas em relação a esses elementos e este artigo pretende esclarecê-las para que o negócio possa elaborar o que precisa.
Ele vai mostrar o conceito de política de comunicação, o significado de plano de comunicação e a importância de cada um para a corporação.
Política de comunicação nada mais é do que um conjunto de valores, posturas, princípios, normas e diretrizes que orientam o planejamento e a execução de vários elementos, como:
Seu propósito é integrar a organização com seus stakeholders, ou seja, clientes, funcionários, investidores, fornecedores, parceiros, entre outros.
Para criar sua política de comunicação, um fabricante de vinho suave bom precisa investir em um processo de construção coletiva e consolidar as normas em um documento-síntese, compartilhado com todos os públicos estratégicos.
São pessoas que, de maneira direta ou indireta, possuem direitos ou interesses relacionados à empresa e as ações dela geram impactos e os afetam de alguma forma.
Plano de comunicação nada mais é do que um roteiro que mostra de que maneira a organização vai se comunicar com seu público e quando isso acontece.
Os objetivos são claramente estabelecidos e ajudam a comunicação a alcançá-los. Também mostra qual é a ordem das tarefas e as ações que precisam ser realizadas.
Atualmente, existem dois tipos de plano de comunicação, considerando as características do público-alvo.
O plano de comunicação interna é voltado para os colaboradores e funciona por meio da implementação de ações que promovem a informação e o conhecimento entre os profissionais que atuam na corporação.
Ao implementá-la, um fabricante de persiana vertical pvc sob medida tem como propósito criar um ambiente de trabalho agradável e melhorar a relação entre ela e seus funcionários.
Também existe o plano de comunicação externa que se dirige ao público de interesse e seu objetivo é melhorar a imagem da marca.
É voltado para o relacionamento da companhia com diferentes stakeholders, como no caso de consumidores, fornecedores, acionistas e o público em geral.
É importante lembrar que uma boa comunicação interna favorece o cumprimento dos objetivos presentes na comunicação externa, visto que os colaboradores são prescritores da marca.
A comunicação da marca com o ambiente externo segue esse esquema para fazer com que sua imagem atraia e fidelize os clientes. Assim sendo, dependendo do canal usado para desenvolver a estratégia de comunicação, o plano se divide em dois grupos.
Um deles é o plano de comunicação online que se refere às estratégias utilizadas na internet, e o segundo é o plano de comunicação offline, que são as ações realizadas fora da web.
Muitos gestores e empreendedores se perguntam para que serve o plano de comunicação e responder a esta pergunta é muito simples.
Uma companhia de instalação de tela de proteção para cachorro retrátil usa seu plano de comunicação para unificar a mensagem da marca.
Em outras palavras, tanto o público interno quanto o público externo vão conhecer a personalidade, objetivos e valores da companhia, o que evita confusões em ambos os lados.
O plano de comunicação também ajuda a planejar os recursos da corporação, tanto materiais quanto humanos, sempre considerando uma ordem estratégica.
Também é algo muito útil para ter visão geral das ações que serão realizadas, tendo como foco transmitir a mensagem certa para o público e ela vai definir de que maneira a marca vai se posicionar e os rumos que deve seguir.
Em meio a tantas mudanças e a necessidade de inserir a diversidade e a inclusão social no mercado de trabalho, as organizações precisam implantar uma boa política de comunicação, com objetivos específicos.
Por meio do marketing, um fabricante de persiana rolo com bandô consegue traçar estratégias para explicar aos consumidores de que maneira a marca respeita e participa da diversidade social.
É algo muito benéfico e que traz benefícios para a produtividade, o atendimento ao cliente e até mesmo para o investimento em novas tecnologias. Tudo isso é possível porque a corporação é capaz de atender a diferentes perfis de clientes.
É o caso, por exemplo, de um anúncio que envolve uma família com membros de etnias e orientações sexuais e diferentes e até mesmo pessoas com deficiências.
O público, diverso como é, terá mais facilidade para se identificar com a marca e esta consegue se destacar em meio aos concorrentes.
Qualquer negócio que se considere moderno precisa se mostrar como uma marca inclusiva e se tornar um verdadeiro agente da evolução.
Quando o plano de comunicação é bem elaborado, traz diversas vantagens para as empresas e elas justificam sua importância.
No entanto, uma empresa de rosca transportadora tubular precisa de um projeto previamente estabelecido e se antever a ameaças, além de constatar oportunidades.
É assim que vai se mostrar preparada para as dinâmicas do mercado, além de obter vantagens como a melhoras em seu posicionamento de marca.
O posicionamento de marca está relacionado ao modo como a corporação quer ser vista pelos clientes, mas isso não está relacionada apenas ao modo como os consumidores enxergam a empresa, mas como ela quer ser vista.
Um bom posicionamento consiste no reconhecimento da empresa em relação aos seus aspectos econômicos, sociais e emocionais, de acordo com aquilo que o empreendimento deseja ser reconhecido.
Por exemplo, por meio de um bom plano de comunicação, um restaurante passa a ser visto como um estabelecimento que oferece comidas saudáveis.
É justamente por conta disso que esse documento ajuda uma empresa de serviço de vigilante a definir seus valores e identificar pontos de contato que podem ser compartilhados entre ela e seus clientes.
O plano de comunicação também é muito importante para que a companhia possa conhecer melhor seu público, algo cada vez mais difícil em um mundo cheio de informações.
É papel das organizações conhecerem as necessidades do público, planejando estratégias objetivas e direcionadas.
Por exemplo, se a ideia é abrir uma loja de livros, primeiro o empreendedor precisa conhecer quem é o tipo de pessoa que consome literatura no Brasil, quais são suas preferências, gênero, faixa etária, nível socioeconômico, entre outras características.
Todo esse planejamento ajuda a se aproximar das pessoas, uma vez que a comunicação passa a ser definida em relação à linguagem e aos objetivos.
Esse documento também ajuda uma corporação de mudança completa com desmontagem e montagem a identificar os melhores investimentos, tanto para as estratégias internas quanto externas.
Isso se aplica a qualquer situação, por exemplo, na hora de elaborar um treinamento e promover a integração entre os funcionários, evitando situações como fofoca, competitividade, entre outras.
É o plano de comunicação que ajuda os gestores e empreendedores a identificarem os melhores cenários para determinados investimentos. A estratégia se torna muito mais objetiva, algo fundamental para os aspectos econômicos.
Por fim, o plano de comunicação também traz mais visibilidade digital, algo muito importante no Brasil, um país que ocupa a terceira posição entre as nações que mais usam as redes sociais e outros canais da internet.
Por meio de um plano de comunicação, um fabricante de bateria estacionária 220 amperes vai mapear os canais onde a mensagem será veiculada, incluindo as redes sociais e outras plataformas de mídia.
De modo geral, tanto o plano de comunicação quanto a política de comunicação são elementos fundamentais para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento.
Como mostrado ao longo deste artigo, eles possuem conceitos diferentes, mas ambos precisam ser trabalhados para que a marca consiga alcançar seus propósitos. Assim, vai se comunicar melhor com seus públicos e ter um bom posicionamento no mercado.
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