Marketing

Marketing conversacional: conheça a importância do diálogo

O marketing conversacional é muito importante para qualquer tipo de empresa porque estabelece um diálogo com o consumidor.

Hoje em dia, quando as pessoas têm alguma necessidade, fazem pesquisas na internet para encontrar uma empresa que possa ajudar. Elas estudam as opções e entram em contato com aquela que acreditam ser a melhor.

Vários fatores são analisados nesse processo, como relatos de clientes satisfeitos, entre outros materiais que comprovam uma boa escolha.

Durante esse processo, a organização precisa deixar o consumidor satisfeito e empolgado para comprar seus produtos e serviços. É assim que elas levam as pessoas a preencherem formulários e esperarem um contato.

No entanto, tudo isso precisa ser otimizado para a experiência do usuário e foi justamente essa necessidade que fez surgir o marketing conversacional. Mas mesmo sendo um processo muito importante, não são todas as organizações que se atentam a ele.

Compreender esse assunto é fundamental para que a jornada de compra aconteça tranquilamente e o cliente se sinta realmente satisfeito, desde o primeiro contato com a marca até a aquisição de seus produtos e serviços.

Este artigo vai mostrar o conceito de marketing conversacional, falar sobre seus benefícios e dar alguns exemplos do uso dessa técnica.

Imagem: freepik.com

Marketing conversacional: o que ele é?

Marketing conversacional é uma estratégia usada pelas organizações que querem reduzir o ciclo de vendas, saber um pouco mais sobre os clientes e criar uma experiência de compra positiva, personalizada e humanizada.

Para isso, é necessário usar algumas ferramentas que possibilitam a comunicação direta e imediata, de modo que os leads possam se engajar com a empresa no momento em que estão se relacionando com ela.

Ou seja, quando alguém está interessado nos produtos de uma marca de fliperama caseiro, não precisa esperar o contato da empresa.

Embora o conceito de marketing conversacional seja muito positivo, ele precisa ser aplicado no contexto digital. No entanto, existe uma dificuldade em escalar, pois seria muito difícil deixar uma pessoa disponível para responder o cliente o tempo todo.

Além disso, é complicado esclarecer todas as dúvidas dos usuários que chegam até o site ou até mesmo agendar um horário para conversar com o time de vendas.

Isso mostra que as empresas enfrentam um grande desafio para escalar as interações e personalizá-las, fazendo com que os consumidores se engajem.

Para evitar esses problemas, durante a aplicação do marketing conversacional é muito importante contar com tecnologias como chatbots e inteligência artificial, além de oferecer aos usuários experiências únicas e no momento certo.

O chatbot é um recurso que pode atender dois ou mais clientes simultaneamente, além de prestar atendimento ininterrupto. O melhor de tudo é que a organização não precisa contar com recursos humanos e gerar passivos trabalhistas.

Benefícios do marketing conversacional

Estabelecer um diálogo com os potenciais clientes e ter conversas engajadoras traz diversos benefícios para a empresa, tais como:

  • Gerar e nutrir leads;
  • Melhora o relacionamento com o cliente;
  • Interações personalizadas;
  • Aumento das vendas;
  • Melhora da reputação.

Em uma confecção de jaquetas para uniforme de empresa, o marketing conversacional é visto como impulsionador do funil de marketing, principalmente com leads que estão mais avançados no funil de vendas.

Em outras palavras, é visto como um gerador de leads e ajuda a nutri-los com incentivos provenientes de diálogos personalizados que esclarecem as dúvidas.

O uso de chatbots ajuda a fazer registros de relacionamentos e solucionar dúvidas dos clientes, algo muito útil para os negócios B2B porque eles precisam zelar pela manutenção dos relacionamentos comerciais de longo prazo.

Os diálogos com os clientes e as tecnologias personalizam o contato e isso ajuda a expandir as interações, sem prejudicar a qualidade e a conexão com os clientes atendidos.

A ferramenta usada processa as interações com diversas pessoas ao mesmo tempo, acessando e usando os dados para direcionar o diálogo e atender às necessidades.

Os canais de conversação usados por um fabricante de defensas metálicas galvanizadas solucionam dúvidas que possam estar travando a decisão de compra.

O objetivo do negócio ao aplicar o marketing conversacional é solucionar as dúvidas dos leads e não oferecer apenas argumentos e abordagens de vendas. Isso torna o posicionamento da marca praticamente passivo.

Ela aguarda as informações e os feedbacks do comprador, visto que trazem todos os dados necessários para tornar a decisão mais natural.

Por fim, ao oferecer as respostas certas e o conhecimento que a pessoa precisa para tomar sua decisão, a companhia consegue fortalecer sua reputação e se tornar uma autoridade naquilo que faz.

O benefício é muito importante para a compra, além de ajudar o mercado como um todo. Outras vantagens para o negócio é a criação de interações humanizadas e a redução do processo de compra, uma vez que o lead tem acesso às informações.

Uma empresa de aluguel de sala por hora para psicólogo também consegue aumentar seu banco de dados e conhecer um pouco mais o comportamento de consumo do público.

As organizações precisam ter em mente que as pessoas gostam de conversar, falar sobre suas necessidades e sentir que são ouvidas.

O marketing conversacional atua justamente em cima disso e utiliza os recursos certos, como chatbots e inteligência artificial para aumentar os resultados de engajamento e as conversões para o negócio.

Exemplos de marketing conversacional

Existem algumas estratégias que são exemplos do uso de marketing conversacional, e uma delas está na etapa de atração. Nesse ponto, a empresa precisa definir como vai atrair os visitantes para a conversa.

Para ter um bom engajamento, é primordial chamar o usuário para a conversa usando o desejo dele e sua necessidade no momento, e é por isso que a personalização é tão importante.

Se a pessoa está na página de preços de babador de dentista, então fica fácil entender que ela gostaria de receber uma proposta. Por outro lado, quem está na página inicial, quer compreender um pouco mais sobre a empresa.

É interessante perguntar para os vendedores qual é a principal informação que os consumidores buscam quando entram em contato com eles.

A abordagem do marketing conversacional é direta e curta, pois o visitante tem pouco tempo para decidir, assim sendo é necessário usar as melhores estratégias de copywriting para prender a atenção dele.

É interessante abordar o visitante de acordo com o produto que ele está visualizando, assim a conversa pode ter como foco as necessidades do indivíduo em relação à solução da marca.

Um bom exemplo é uma página de funcionalidades dentro de um site B2B que oferece a demonstração para o cliente que está interessado no produto.

No entanto, uma empresa de engenharia civil também precisa trabalhar a qualificação, pois se o visitante se interessar em receber uma proposta personalizada, todas as informações solicitadas durante a conversa vão ajudar a entender alguns fatores.

Por exemplo, a companhia saberá se ele é o cliente qualificado para suas soluções e coletar as informações para conhecer um pouco mais as necessidades e o perfil do consumidor.

Para saber tudo isso, é necessário aplicar as perguntas de qualificação e com isso entregar um lead qualificado para a equipe comercial.

Quanto maior for o volume de perguntas, maiores serão as desistências, por isso é muito importante analisar a taxa de desistência em todas as etapas, uma vez que dados sensíveis como CPF e CNPJ podem fazer o visitante desistir.

Uma companhia de rastreador carros via satélite também não deve tentar fazer a venda durante a conversa automática, pois se trata de um momento valioso e os textos prontos não costumam funcionar.

É preferível construir um fluxo com condições para que o visitante dê uma resposta, a seguir, ele vai para uma outra conversa e troca uma resposta por outra, algo muito útil para que apenas os leads qualificados tenham contato com o vendedor.

Por fim, outro exemplo de aplicação do marketing conversacional é durante a análise, pois a única forma de descobrir se a corporação está usando a abordagem correta para cada público é por meio de uma análise.

Para realizá-la, um fabricante de bateria de carro 60 precisa analisar dados importantes como a taxa de conversão do chatbot, volume de leads completos, percentual de desistência em cada etapa e volume de leads qualificados.

Também é interessante saber sobre a origem dos leads qualificados para fazer essa análise e melhorar ainda mais a aplicação do marketing conversacional.

Considerações finais

O marketing conversacional tem como foco os clientes e suas necessidades, tornando o processo de vendas mais assertivo, tanto para quem vende quanto para quem compra.

É uma estratégia muito benéfica porque aumenta o nível de satisfação dos consumidores, além de melhorar consideravelmente a imagem do negócio no mercado em que atua.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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