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Marketing Inclusivo: saiba a importância de investir nessa modalidade!

LoFrano / Blog, Marketing / 0 Comments

O marketing inclusivo é uma estratégia que pode gerar impactos positivos para o relacionamento com os clientes e fortalecer a marca.

Hoje em dia, as organizações têm como desafio criar conteúdos e fortalecer a marca diante de um público muito diverso, por isso, precisam promover a inclusão. Mas este caminho é muito longo, mesmo sendo cada vez mais importante.

Trata-se de uma estratégia valorizada por grande parte dos consumidores, tendo em vista que a audiência consegue se identificar com o que está sendo proposto, algo que aumenta as chances de oportunidades de negócio.

As pessoas passam a se interessar mais pelos produtos e serviços e isso as aproxima da compra. Mas para funcionar, as estratégias de marketing inclusivo precisam se pautar em diferentes pontos de vista.

É a partir disso que o negócio vai conseguir criar conteúdos, campanhas e anúncios que possam se comunicar amplamente com todos os públicos. Só que ainda existem muitas dúvidas sobre como colocar a estratégia em prática.

Para ajudar os negócios que querem investir, este artigo vai mostrar a definição de marketing inclusivo, por que investir nessa prática e trazer alguns exemplos de empresas que investem.

Marketing inclusivo

Imagem: Freepik.com

O que é Marketing Inclusivo?

Marketing inclusivo é uma estratégia focada na criação de conteúdos e anúncios voltados para diferentes públicos, independentemente das características demográficas, comportamentais, geográficas, entre outras.

Para desenvolver boas estratégias e torná-las inclusivas, é necessário trabalhar com questões específicas que estão em foco ultimamente, como:

  • Gênero;
  • Orientação sexual;
  • Situação econômica;
  • Etnia;
  • Religião;
  • Faixa etária.

Para fazer marketing inclusivo, uma empresa de piercing de pressão para umbigo não pode delimitar o público, tendo em vista que a estratégia não cria personas.

O desenvolvimento de uma persona seria restringir a atuação e o foco do conteúdo, desconsiderando cada indivíduo como algo diferente e único.

Justamente por conta dessas características o marketing inclusivo é capaz de trazer vantagens competitivas e até mesmo melhorar as estratégias de neuromarketing para potencializar ainda mais as campanhas.

Por que investir em marketing inclusivo?

Existem muitos motivos pelos quais as empresas devem investir no marketing inclusive, e as razões são vistas no dia a dia da organização.

Todos os dias, a empresa vende seus produtos e serviços para pessoas em situações diferentes e com características distintas.

Consumidores de várias etnias, religiões, orientações sexuais, condições físicas, entre outros aspectos procuram as marcas para adquirir produtos e serviços necessários, por isso, as estratégias de marketing precisam ser para todos.

Isso por si só já é um grande motivo para investir em marketing inclusivo, mas várias outras razões justificam esse investimento. Por exemplo, por meio dele, os clientes se sentem mais satisfeitos e se identificam com o negócio.

A partir do momento em que uma empresa de lavagem de tapetes a seco utiliza um discurso inclusivo, mais pessoas vão se identificar com ela, algo muito positivo para a corporação.

Quando o público se sente pertencente ao negócio, é sinal de que se sentem respeitados e valorizados pela empresa, por isso, também vão se sentir mais satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos.

Como resultado, eles vão indicar e se tornar consumidores frequentes, bem como promotores da marca, algo que gera impactos muito positivos para as vendas.

Sabe-se que, nos dias de hoje, as empresas precisam ir além para conquistar os consumidores e fidelizar as pessoas que compram com elas. Nesse sentido, o marketing inclusivo é uma forma de alcançar esse propósito.

A partir do momento em que as ações são capazes de atingir pessoas e elas se identificarem com o conteúdo consumido, é bem provável que se tornem clientes.

É dessa forma que a empresa vai fortalecer seu posicionamento e se mostrar como uma marca inclusiva, tanto nos aspectos internos quanto externos, o que acaba por promover um ambiente inovador e heterogêneo.

Uma empresa de perícia trabalhista e previdenciária seguiu esses passos e conseguiu se destacar em seu mercado. Logo começam a surgir oportunidades e parcerias, e isso acontece porque esse tipo de marketing é pautado na identificação.

Ele também se baseia na satisfação e no sentimento que desperta nos consumidores de que eles fazem parte do negócio. Mas para alcançar esse objetivo, é fundamental aproveitar as parcerias e oportunidades.

A marca pode apoiar uma causa social, fortalecer os conceitos de diversidade e inclusão e até mesmo trabalhar com estratégias de marketing digital que trazem acessibilidade para os portadores de deficiência.

Marcas que investem no marketing inclusivo

Existem vários exemplos de empresas que souberam usar muito bem o marketing inclusivo e se destacaram em seus segmentos de atuação. Entre as principais estão:

Nubank

Contratar uma empresa que entrega panfletos para divulgar o negócio por meio do marketing inclusivo é uma boa ideia, mas para potencializar ainda mais a estratégia, as marcas devem se inspirar no Nubank.

Além de defender a causa e colocar filtros equivalentes nas fotos das redes sociais, esse banco digital realmente abraça aquilo que defende.

A empresa possui políticas internas que respaldam pessoas LGBTQIAP+ e oferece oportunidades profissionais para diferentes gêneros e sexualidades.

Para celebrar o orgulho LGBTQIAP+, o banco colocou a equipe em evidência para exibir depoimentos sobre como é a rotina dos colaboradores pertencentes a esse público dentro da instituição.

Cacique

A marca cacique lançou os sutiãs plus size como uma resposta às campanhas da marca Victoria’s Secrets que apelida seus modelos de “angels”, mantendo sempre um padrão de corpo magro com manequins menores.

Com uma campanha intitulada “I’m no angel”, a marca trouxe diferentes manequins e depoimentos de mulheres para reforçar uma mensagem positiva sobre os diferentes tipos físicos que existem no mundo.

Dove

Quando o cliente se interessa por um produto e pesquisa sobre ele, por exemplo, alguém que esteja consultando a internet sobre muda de manjericão preço, também deseja comprar com organizações conscientes.

Um dos maiores exemplos disso é a marca de sabonetes Dove, durante a campanha de seu shampoo da linha de reconstrução completa.

Durante o comercial, é possível ver mulheres de diferentes tipos, aspectos raciais e estéticos mostrando que elas podem usar o cabelo como quiserem.

Princípios do marketing inclusivo

Para fazer uma boa campanha de marketing inclusivo, é fundamental seguir seus princípios, e entre eles estão:

Tom do conteúdo

O tom do conteúdo é o estilo da campanha, e seu objetivo é definir o sentimento que quer transmitir, quais serão suas características e as opções estéticas que serão trabalhadas.

De acordo com o tom usado, o conteúdo pode ser ofensivo ou não, mas para não errar, a empresa deve definir os objetivos do material e as características da persona.

Com isso, vai conseguir impactar desde uma pessoa que está apenas procurando sobre quanto custa trocar embreagem até alguém que quer encontrar uma marca com a qual se identifique.

Linguagem

A linguagem está relacionada ao modo como a marca fala alguma coisa, escolhendo palavras, referências, metáforas, frases e gírias.

A linguagem precisa ser adaptada de acordo com o grupo social que a companhia quer atingir e por isso é importante conhecer muito bem o público-alvo.

A língua precisa ser pensada como um elemento crítico, visto que vários termos que eram aceitos antigamente, hoje em dia já não podem mais ser usados, pois podem ter cunho homofóbico, machista, racista, entre outros.

Representatividade

Uma empresa de porteiro noturno 12×36 precisa saber trabalhar a representatividade por meio de modelos positivos para representar as pessoas.

Quanto mais incluído o público se sentir, mais as pessoas vão perceber que estão vinculadas à marca, algo que ajuda até mesmo a personalizar as campanhas e alcançar quem realmente tem potencial para se tornar cliente.

Contexto

Outro elemento importante do marketing inclusivo é o contexto, visto que é fundamental que a ação esteja de acordo com a realidade da persona.

A marca precisa saber o que essas pessoas pensam, como elas agem e o que está acontecendo ao redor delas neste momento.

Desconstruir estereótipos

Por fim, desconstruir estereótipos é muito importante porque a sociedade já está saturada de certas imposições que podem ser ofensivas para algumas classes, como mulheres sensuais, asiáticos inteligentes, mostrar corpos perfeitos, entre outros padrões.

Uma clínica de camuflagem de estrias na barriga pode usar esses elementos em suas campanhas, mas tudo deve ser muito bem pensado para gerar impactos positivos no público que quer alcançar.

Considerações finais

Trabalhar a inclusão é fundamental porque existem diferentes tipos de pessoas no mundo e todas elas são consumidores. Independentemente da característica do indivíduo, ele tem suas necessidades de consumo.

A grande diferença é que as pessoas hoje em dia querem comprar com marcas que sabem incluir a diversidade em suas campanhas, produtos, serviços e nos valores que entrega no mercado.

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