Dropshipping

Dropshipping Internacional: Impostos e regulações

Dropshipping internacional: como lidar com impostos e regulamentações

A fundamentação de novas estratégias comerciais é uma das características mais importantes do mercado contemporâneo e, por isso mesmo, tornou-se essencial entender quais são as prerrogativas de um dropshipping internacional.

Há uma série de nomenclaturas que têm tomado o mundo corporativo, o que, muitas vezes, pode incidir em algumas confusões importantes, mas, de uma forma geral, é importante que haja uma sustentação de algumas perspectivas nesse sentido.

O comércio é um fator bastante antigo na história da humanidade e, nesse caso, ele possui uma orientação bastante específica para a sustentação de modelos econômicos e sociais do ponto de vista histórico.

Diante disso, é possível entender essa perspectiva como um dos fundamentos históricos mais importantes para a manutenção de algumas perspectivas nesse sentido, garantindo, assim, sustentações diversas de poder e outros pontos importantes.

Imagem: Freepik.com

Desde que a humanidade começou a produzir de forma consciente, o comércio passou a ser um elemento importante para garantir algumas perspectivas de troca e abastecimento entre os produtores e, em maior escala, as sociedades.

Esse foi um ponto bastante importante que deu origem a uma série de relações econômicas importantes, sendo uma de suas principais manifestações a Rota da Seda que era um fator determinante no sudeste asiático há milênios.

Diante disso, os formatos de vendas passaram a fazer parte da vida dos produtores, fossem eles artesãos ou, até mesmo, agricultores que estivessem buscando uma forma de destacar suas possibilidades.

Assim, por exemplo, as feiras livres passaram a constituir uma perspectiva bastante assertiva nesse sentido, sendo um dos fatores mais importantes para a produção independente até os dias de hoje.

No entanto, foi com o surgimento da industrialização que o comércio mudou drasticamente, criando uma nova perspectiva de interação, o que foi um fator determinante para as mais diversas manifestações empresariais.

Com a chegada desse novo recurso produtivo, algumas perspectivas foram se tornando cada vez mais comuns, como foi o caso do marketing e de algumas consolidações de vendas em alto volume, como os shoppings.

Do ponto de vista internacional, o trabalho se organizou de uma forma globalizada, delegando a algumas nações o papel de produtores de matérias primas e, a outras, alguns aspectos de manufatura.

Partindo desses pontos, a importação e exportação de insumos passaram a ser cada vez mais qualificadas, levando tudo a um patamar bastante alto de interação de balanças comerciais variadas.

Essas orientações conseguiram nortear uma série de serviços e produtos importantes dentro de todos esses contexto, o que deu origem, por exemplo, a serviços como o de envelopamento de moto.

Nesse caso específico, isso só foi possível por conta do comércio desses materiais e, por isso mesmo, é possível afirmar que quanto mais o comércio se afirma como algo importante, maiores são as possibilidades do mercado como um todo.

Seja como for, foi com a modernidade que os modelos comerciais passaram a fazer parte da vida das pessoas de forma mais clara, dando origem a uma série de sustentações estratégicas importantes por parte das empresas.

Assim, uma simples venda de uniforme jeans feminino poderia passar por uma série de qualificações importantes que iam desde uma consolidação de marketing até outros elementos de fidelização de vendas.

Entender, portanto, que esses são elementos essenciais para que haja uma orientação comercial que consiga lidar com a indústria pode ser um fator determinante para entender quais são as elaborações no mundo contemporâneo.

Esses são elementos que podem ajudar a qualificar algumas perspectivas na hora de orientar uma venda de serviços de uma empresa de limpeza, por exemplo.

Saber, nesse caso, quais são os principais elementos nesse sentido pode ajudar a consolidar algumas perspectivas importantes dentro das mais diversas consolidações contemporâneas de interação.

Comércio digital: um ponto fundamental

Logicamente, com a chegada do mundo digital, o comércio passaria por algumas novas estruturações, uma vez que esses elementos representam uma mudança de paradigma bastante importante dentro dos mais diversos setores sociais.

Hoje em dia, por exemplo, se uma empresa de limpeza residencial estiver buscando se consolidar no mercado, certamente, ela irá procurar alguma forma de vender seus serviços dentro de uma contexto online.

Pensar, nesse caso, a respeito desses fatores pode trazer alguns esclarecimentos importantes, inclusive, a respeito da difusão de formatos importantes que foram sendo sustentados com o passar dos anos.

Não há mais como fugir de uma boa fundamentação nesse sentido, uma vez que os formatos comerciais no mundo digital são aspectos essenciais para as mais diversas consolidações.

É possível, ao falar do comércio digital, entender alguns aspectos importantes de interação que, via de regra, podem incidir em algumas perspectivas importantes, como é o caso da utilização das redes sociais para vender monitoramento eletrônico residencial.

Além disso, outras manifestações de maior ou menor impacto podem ser consideradas na hora de estruturar qualquer dinâmica de interação dentro desses contextos.

Seja como for, é importante que haja uma orientação bastante salutar a respeito desses aspectos, já que há uma diversidade estratégica que consegue interagir de forma bastante representativa com esses fatores.

Se, por exemplo, algum setor de franquias lucrativas estabelecer elementos dentro de um marketplace, esse pode ser um fator bastante importante para consolidar esse tipo de perspectiva.

É preciso, portanto, na hora de consolidar algum tipo de comércio digital, que haja uma orientação bastante específica a respeito de todos os mecanismos que podem ser estabelecidos para o público.

Isso é fundamental, uma vez que o que pode determinar essas perspectivas é, justamente, a dinâmica criada pela empresa com o cliente.

O que é dropshipping?

Um dos formatos que mais tem se destacado nos dias de hoje é, justamente, o dropshipping, uma vez que ele consegue lidar com algumas perspectivas importantes de interação.

Essa modalidade de comércio diz respeito a uma loja que não possui estoque, mas que é a responsável por fazer importações e, na medida que o cliente compra, ela envia diretamente do fornecedor para ele.

Esse é um fator bastante importante e que tem sido bastante inovador no mercado, uma vez que não há mais a intermediação de uma orientação de estoque, como é caso de uma empresa que faz aluguel de cafeteira profissional.

Vantagens do dropshipping

O dropshipping é, nesse caso, um elemento bastante vantajoso para quem busca investir em um negócio que consiga lidar com as novidades internacionais, mas, ao mesmo tempo, não tenha que lidar com aspectos de estoque.

Na realidade, ele funciona muito mais como um sistema logístico do que, necessariamente, como um comércio, mas é preciso entender que os aspectos de tributação estão condicionados a uma perspectiva comercial.

Entender, nesse caso, quais são os benefícios do dropshipping pode ser uma forma de apontar para algumas de suas perspectivas mais importantes. São eles:

  • Importação otimizada;
  • Credibilidade do cliente;
  • Redução de custos;
  • Possibilidade de novas parcerias.

Esses são pontos importantes que um dropshipping pode trazer, o que, via de regra, pode ser bastante benéfico para o investidor.

Dropshipping: aspectos legais

Baseando-se em todos esses aspectos, existem alguns dispositivos legais que conseguem orientar uma lógica de dropshipping, assim como há para uma empresa de remoção de paciente.

Nesse caso, como essa é uma dinâmica que funciona, de forma legal, como uma intermediação de importação, é preciso que haja algumas incidências de impostos sobre esse tipo de produto.

Além disso, do ponto de vista do formato da empresa, é preciso que ela seja uma ME, Eireli ou EPP, uma vez que há uma orientação jurídica que não compete ao MEI, por exemplo.

Entender, portanto, a respeito desses entraves jurídicos pode ser um fator determinante para uma boa consolidação.

NF e dropshipping: como fazer?

É preciso, diante de todos esses pontos, que o empreendedor entenda o seu negócio como uma orientação bastante específica.

Nesse caso, é atribuição total da empresa importadora a emissão de nota fiscal com todos os impostos referidos.

Para que isso ocorra, é preciso entender quais são as determinações de cada cidade para esse tipo de sustentação.

Se, por exemplo, a venda é feita dentro do município de São Paulo, é preciso que a empresa tenha registro na prefeitura para a emissão de nota fiscal.

Sua emissão pode ser feita de forma gratuita pelo site Nota do Milhão ou por algum software de automação.

Tributação de dropshipping

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender quais são as tributações tradicionais que podem incidir em uma relação comercial comum. 

Nesse caso, é muito comum que esses elementos tenham incidências, por exemplo, do IPI, COFINS, ICMS e algumas outras perspectivas estaduais e municipais.

No entanto, quando se fala a respeito de importação, une-se a esses fatores alguns outros elementos de impostos, como é o caso do imposto de importação (II), o IOF (imposto cambial) e outras taxas que envolvem aspectos de interação monetária.

Esses são alguns dos elementos mais importantes na hora de se pensar em dropshipping de forma jurídica.

Considerações finais

Passam-se os anos e o mercado vai inovando dentro das possibilidades de comércio e, por conta disso, o dropshipping tem sido um dos elementos mais falados.

Entender, nesse caso, quais são os entraves jurídicos dessa perspectiva pode ser um fator determinante.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

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