Procrastinar: Ato de Adiar; deixar para outro dia, para depois; usar de delongas enfim, empurrar com a barriga.
A procrastinação contamina todos os ambientes profissionais sem distinção. Não é apenas um hábito ruim, e afeta toda a relação profissional e pessoal no cotidiano. Segundo pesquisas chega ser alarmante o número crescente de procrastinadores e isto leva até o risco de afetar relações pessoais e profissionais.
Existem estudos que comprovam a relação e o aumento da procrastinação com diversos fatores psicológicos como por exemplo perfeccionismo, doenças psicossomáticas, entre outras relacionadas.
Enfim, no ambiente da Tecnologia da Informação onde profissionais tem suas tarefas cotidianas e devem ou deveriam ser pró ativos para atingir uma melhor performance no andamento do trabalho não é nada diferente, pelo contrário a procrastinação é bem comum. Contudo, cumprir prazos determinados por acordos de serviço do tipo SLA (Service Level Agreement) ou em português ANS (Acordo por Nível de Serviço) se torna frustrante e as metas a atingir dificilmente cumpridas. As rotinas como verificação de backup, verificação de integridade de dados, auditorias como as implementadas em práticas como ITIL, ficam a ver navios, com tal hábito ruim.
Para resolver este problema ou amenizar isso, é necessário mudar compreender o motivo da procrastinação e tratar com mudança de hábitos cotidianos, um exemplo é a mudança de horários e tarefas agendadas que podem ser usadas no processo.
Alguns passos podem ser tomados para iniciar a mudança:
1 – Definir prioridades do ambiente
2 – Manter o foco
3 – Estabelecer prazos
4 – Lista Diária com Todo List (Afazeres)
5 – Ser Realista com os prazos
6 – Crie prioridades
7 – Construa hábitos pequenos inicialmente
8 – Faça uma tarefa por vez, pra mim o mais importante.
Claro que adotar novos hábitos não é nada fácil pois se trata de uma mudança, mas a mudança é que traz melhorias e com isso a produtividade aumenta.
Boa Sorte!