Procrastinação no ambiente de TI

Procrastinar: Ato de Adiar; deixar para outro dia, para depois; usar de delongas enfim, empurrar com a barriga.

A procrastinação contamina todos os ambientes profissionais sem distinção. Não é apenas um hábito ruim, e afeta toda a relação profissional e pessoal no cotidiano. Segundo pesquisas chega ser alarmante o número crescente de procrastinadores e isto leva até o risco de afetar relações pessoais e profissionais.

Existem estudos que comprovam a relação e o aumento da procrastinação com diversos fatores psicológicos como por exemplo perfeccionismo, doenças psicossomáticas, entre outras relacionadas.

Enfim, no ambiente da Tecnologia da Informação onde profissionais tem suas tarefas cotidianas e devem ou deveriam ser pró ativos para atingir uma melhor performance no andamento do trabalho não é nada diferente, pelo contrário a procrastinação é bem comum. Contudo, cumprir prazos determinados por acordos de serviço do tipo SLA (Service Level Agreement) ou em português ANS (Acordo por Nível de Serviço) se torna frustrante e as metas a atingir dificilmente cumpridas. As rotinas como verificação de backup, verificação de integridade de dados, auditorias como as implementadas em práticas como ITIL, ficam a ver navios, com tal hábito ruim.

Para resolver este problema ou amenizar isso, é necessário mudar compreender o motivo da procrastinação e tratar com mudança de hábitos cotidianos, um exemplo é a mudança de horários e tarefas agendadas que podem ser usadas no processo.

Alguns passos podem ser tomados para iniciar a mudança:

1 – Definir prioridades do ambiente

2 – Manter o foco

3 – Estabelecer prazos

4 – Lista Diária com Todo List (Afazeres)

5 – Ser Realista com os prazos

6 – Crie prioridades

7 – Construa hábitos pequenos inicialmente

8 – Faça uma tarefa por vez, pra mim o mais importante.

Claro que adotar novos hábitos não é nada fácil pois se trata de uma mudança, mas a mudança é que traz melhorias e com isso a produtividade aumenta.

Boa Sorte!

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

3 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

7 meses ago

Como implantar ou Implementar o comércio eletrônico no seu negócio

Olá meus caros! Hoje, mergulhamos um pouco no mundo do comércio eletrônico e discutimos Como…

7 meses ago

Os Benefícios do E-commerce para Pequenas Empresas

O e-commerce oferece inúmeros benefícios para pequenas empresas, permitindo que elas alcancem um público muito…

11 meses ago

As 10 Tendências no comércio eletrônico em 2024

Bons tempos estão por vir para a indústria do #ecommerce. Enquanto nos preparamos para 2024,…

11 meses ago

Saiba como usar o Cross Selling em seu comércio eletrônico 

No mundo do comércio eletrônico, é essencial adotar estratégias eficazes para aumentar as vendas e…

1 ano ago