O aplicativo Dropbox é eficaz, e traz recursos de inicialização apenas quando logon de usuário, porém existem os casos onde instalamos em ambientes de servidores como o Windows Server 2008 ou 2003.

Para isso, é necessário transformar a aplicação em um serviço e com isso vamos aos requisitos:

Sistema operacional Windows Server 2008
Possuir o Windows Server 2003 Resource Kit instalado (Isso mesmo, 2003)

Instale o Drobox (www.dropbox.com)

Depois de instalado, garanta que as preferências estejam desabilitadas:

Mostrar Notificação na Área de Trabalho(“Show desktop notifications”)

Iniciar Dropbox quando o sistema iniciar(“Start Dropbox on system startup”)

Feche o Dropbox clicando com o botão direito e fechar

Com o Windows Resource Kit instalado, digite exatamente o comando abaixo no executar:

C:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools>instsrv Dropbox “c:\Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools\srvany.exe”

Se tudo der certo, exibirá a seguinte mensagem:

O Serviço foi adicionado com sucesso!(The service was successfuly added!)

Agora, mude o usuário que executa o serviço do dropbox utilizando o próprio administrador,

nas propriedades do serviço Dropbox:

clique na aba logon, clique em esta conta, e selecione ou digite sua conta de administrador(administrator), clique em aplicar e ok.

Se for a primeira vez que está apropriando um serviço a conta de administrador, você receberá a seguinte mensagem:

O usuário administrador garantiu logon com privilégios no serviço(Administrator user has been granted log on as service rights).

No registro do Windows(Iniciar, Executar, Regedit), faça as seguintes alterações:

Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dropbox
Dentro de Dropbox crie a seguinte chave “Parameters”

Adicione uma nova String Value “Application” do tipo REG_SZ e insira o caminho de onde fica o executável do dropbox.exe, no caso padrão seria “C:\Program Files (x86)\Dropbox\Client\dropbox.exe”.

Feche o editor de registro(regedit)

Vá até os serviços(services.msc) novamente e inicie o serviço, agora ele deve estar com o status de iniciado e trabalhando em background.

Caso seja necessário abrir o dropbox para fazer alterações pare o serviço antes, depois feche totalmente a aplicação e inicie o serviço novamente.

Para saber se o sincronismo está ocorrendo normalmente, basta logar no Dropbox.com e olhar as modificações ou inclusões de arquivos.

LoFrano

Especialista em TI, observador e crítico do comportamento de pessoas em relação ao avanço da tecnologia. Estudioso constante das práticas e teorias da pirâmide envolvente da Camada Estratégica, Tática e Operacional, Estrategista e construtor da tese que irá melhorar o entendimento dos profissionais do estratégico em relação a tecnologia da informação.

Share
Published by
LoFrano

Recent Posts

Como precificar de forma correta para vender no Mercado Livre

Quando se trata de vender no Mercado Livre, uma das estratégias mais decisivas para o…

19 horas ago

2026: O Ano da Explosão do Comércio Eletrônico

A transformação digital continua acelerada e, ao olharmos para o horizonte dos próximos anos, 2026…

2 dias ago

O Crescimento do Comércio Eletrônico de Materiais Esportivos

O advento da tecnologia transformou drasticamente a maneira como consumimos produtos em todas as áreas,…

2 semanas ago

Transformação Digital no E-commerce: O Futuro das Compras Online

A transformação digital é muito mais do que uma tendência; é uma revolução que impacta…

1 mês ago

A Revolução da Tecnologia nos Materiais Esportivos

A tecnologia tem transformado todos os aspectos de nossas vidas, e o mundo dos esportes…

9 meses ago

futuro do varejo onde a tecnologia reina e transforma

Bem-vindo ao futuro do varejo, onde a tecnologia reina suprema e transforma para sempre a…

1 ano ago