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Como a transformação digital atinge o setor da Saúde

LoFrano / Blog, Futuro, Inteligência Artificial, Internet of Things, Tecnologia da Informação, Transformação Digital / 0 Comments

A transformação digital está chegando a todos os setores a medida que as empresas encontram oportunidades apresentadas pela tecnologia para criar ou até mesmo fortalecer sua marca.

Embora o avanço seja previsto para todos, há diferenças de um setor para o outro. Tudo depende dos processos, da cultura da empresa e até mesmo dos recursos disponibilizados por cada setor no início da transformação digital, e isso mostra que o ritmo para cada indústria mudar é diferente. No caso da área da saúde, são considerados novos desafios e oportunidades para o futuro.

Healthtech

Segundo pesquisas, as indústrias farmacêutica e de saúde são lentas no quesito adaptação. De acordo com a McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial americana, quase  40% das empresas farmacêuticas não têm certeza sobre como alinhar a estratégia digital com a jornada de seus clientes, e apenas 10% baseiam-se em medidas estratégicas na hora de entender como o digital afeta seu modelo de negócios e ambiente competitivo. Em outras áreas esse número chega à 22%.

Dr. Google

A chegada da internet trouxe muito mais informação (e acesso fácil a ela) para as pessoas. E isso também inclui os “pacientes” que a cada dor ou suspeita de diagnóstico, acionam o “doutor Google” para saber quanto tempo ainda têm de vida.

Basta digitar os sintomas e algumas palavras ditas pelos médicos, que a internet devolve pelo menos duas páginas com dezenas de resultados possíveis. Isso mudou a forma como os pacientes se comportam. Quase metade das pessoas se diagnostica antes de falar com os médicos, o que exige estratégias inovadoras da indústria para lidar com essa mudança.

Toda novidade no ramo assusta os empresários e isso é comprovado por meio de pesquisas recentes. As indústrias de saúde e farmacêuticas ficaram para trás quando se trata de implementar estratégias digitais. Conforme mostra uma dessas pesquisas, 7% das empresas destes segmentos disseram que são digitais, já em outros setores, a resposta sobre adesão ao digital foi afirmada por 15% das empresas.

Investimentos

Mesmo com a baixa aceitação no ramo, o mercado da saúde nos Estados Unidos ainda se mostra forte. Os gastos nacionais em saúde são projetados para chegar à US $ 5,7 trilhões até o ano de 2026. Afinal, em consequência da tecnologia, os pacientes recebem melhor tratamento com dispositivos médicos, ferramentas de realidade virtual e, dentre tantas outras, tecnologia móvel 5G.

Por falar em tecnologia móvel, não há como negar: as pessoas se tornaram muito mais móveis na última década e a mobilidade é quem dita as regras do jogo: números recentes mostram que desde 2018, no mundo, mais de 50% de toda a navegação na web ocorre em dispositivos móveis.

Ou seja, mais de quatro bilhões de pessoas em todo o planeta estão na Internet. Falando desta forma, você consegue entender melhor as possibilidades que a transformação digital em saúde oferece?

Saúde sob demanda

Dados da DMN3, empresa que presta serviços de consultoria de marketing, apontam que os consumidores estão online para alcançar as seguintes informações médicas: pesquisa de profissionais – médicos (47%), hospitais de pesquisa e instalações médicas (38%) e para marcar consultas (77%).

Conectar os médicos diretamente com as instalações para realização de trabalhos de curto prazo, torna o trabalho dos profissionais mais prático, já que assim, eles podem oferecer atendimento médico sob demanda para clientes em casos específicos, combinando também seus talentos, experiência e cronograma.

Um exemplo de empresa que trabalha desta forma é a Nomad Health, onde os próprios médicos transformam-se em provedores de serviços de saúde sob demanda para melhor atender às necessidades de mudança de seus pacientes.

Aplicabilidade

É uma tecla da qual temos batido muito aqui no blog. Antes de aderir à uma transformação tecnológica na sua empresa, é preciso decidir em quais tecnologias emergentes vale a pena investir. Mas lembre-se: fazer com que sua equipe se atraia por essas mudanças pode ser a parte mais difícil. É necessário que os gestores entendam que toda adaptação à era digital requer uma mudança para uma mentalidade flexível e de risco.

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