Recentemente, o Facebook anunciou a mudança de nome para Meta, e isso causou alvoroço no setor digital e da tecnologia.
A mudança, que ocorreu em meio a uma crise do Facebook Papers, representa um processo profundo de modificações rumo ao Metaverso, que é a próxima evolução.
Trata-se de um caminho longo de tecnologias sociais e este processo pode até ser comparado com o da criação da Internet. Ou seja, é um longo trajeto, que pode levar 5, 10 ou 15 anos para ser construído.
Nova visão do futuro
Com o novo nome, a empresa passou a se autodenomminar “uma empresa de tecnologia social”, e mesmo com a alteração, a rede social Facebook continuará com o mesmo nome. O rebranding servirá apenas para a empresa, que também coordena o WhatsApp, a Oculus e o Instagram.
A nova denominação, segundo a empresa, é em alusão ao Metaverso, e reflete o desejo e esforço do grupo em combinar a realidade aumentada e virtual.
No entanto, há quem diga que o anúncio da mudança de nome veio carregado por uma grande nuvem, cheia de denúncias, ameaças de punição e críticas, já que novos documentos internos apontaram diversos problemas na empresa, incluindo a dificuldade no combate das fake news e ameaças às democracias dos países.
Rebuliço no mundo digital
Ainda que as causas da mudança de nome da empresa não estejam totalmente claras, já é possível encontrar alguns impactos desta ação.
A pouco conhecida criptomoeda Mana, que é utilizada em jogos para aquisição e venda de terrenos virtuais, já está se recuperando e tem grandes expectativas para o Metaverso, alcançando uma alta recorde de US$ 4,16, ou seja, um valor 400% acima do que foi registrado no início da semana.
Tudo porque este anúncio do Facebook chamou atenção dos investidores, e mostrou algum potencial econômico. Além disso, a pandemia potencializou as mudanças culturais e o desenvolvimento tecnológico, trazendo um novo olhar sobre essa mudança.
Metaverso
Este é o foco da empresa Meta. Um ecossistema de realidade virtual, onde os usuários podem interagir uns com os outros, através de avatares.
O Metaverso é um termo genérico, utilizado para todos os tipos de plataformas de realidade virtual e mundo de jogos multijogador.